top of page

Como escolher uma graduação

Como escolher uma graduação

Escolher uma graduação não é uma tarefa fácil, temos muitas opções de cursos, áreas e profissões diferentes. E isso causa muita ansiedade, pois é uma decisão muito importante. Muitas vezes a decisão é feita na adolescência em meio a tantas mudanças e ficamos confusos com tantas possibilidades, por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher uma graduação.

Pense mais sobre quem é você

Antes de mais nada pense sobre si, suas habilidades, sua personalidade, o que faz de melhor, seus objetivos e metas. Veja o que também não gostaria de fazer ou estudar. Pense em: Quais matérias você quer estudar? Quais são os seus talentos? O que você gosta de fazer? Ler, escrever, desenhar, cozinhar? O que te incomoda? O que não gosta de fazer? Quais são suas qualidades e defeitos?

Liste as profissões que gosta

Depois de se conhecer, é hora de fazer uma lista com as profissões que mais te interessam e que gostaria de exercer. Não importa se as áreas de atuação não coincidam, como cinema e medicina. Você pode fazer um teste vocacional e descobrir. Aqui na FECAF temos um teste gratuito, é só clicar aqui.

Depois de listar coloque ao lado de cada profissão o motivo e o que mais interessa nesse curso, compare com as suas afinidades e gostos do passo anterior e tire o que não encaixa.

Conheça mais do curso

Pesquise sobre os cursos que ficaram na sua lista, veja a grade curricular, atividades, materiais usados em aula e especializações. As faculdades permitem fazer uma aula para conhecer o curso ou fazer feiras de profissões. Veja também onde o profissional pode atuar, quais são as atividades e funções.

E aí, já sabe qual curso fazer? Seguindo essas dicas, a missão vai ficar bem mais fácil! Veja aqui o nosso último post Página Inicial

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page