top of page

Conheça 5 filmes de Inteligência Artificial para citar no ENEM

Atualizado: 29 de abr.

Você sabe o que são Distopias?

Você sabe o que são Distopias?

Distopias são narrativas que descrevem sociedades fictícias ou futurísticas caracterizadas por condições opressivas, injustiças sociais, controle autoritário e frequentemente uma atmosfera sombria. 


Ao contrário das utopias, que retratam sociedades idealizadas e perfeitas, as distopias refletem preocupações sobre o rumo da humanidade, abusos de poder, avanços tecnológicos descontrolados e outros dilemas sociais, políticos ou ambientais. 


O que é Inteligência Artificial?

5 filmes sobre a Inteligência Artificial para citar no Enem.

Atualmente muito tem se falado sobre a Inteligência Artificial, e o quanto ela tem ocupado grande espaço na rotina de muitos. Por isso é de extrema importância ter o conhecimento de filmes que abordam a temática de IA para citar no Enem. 


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) utiliza como um dos métodos de avaliação a redação. Cada ano é um tema diferente, por conta disso é essencial o candidato possuir conhecimentos prévios para a construção de um texto com uma argumentação original e clara. 


Reconhecendo a importância de adquirir conhecimento sobre distopia e Inteligência Artificial, selecionamos alguns filmes que podem enriquecer seu repertório.


O que é repertório sociocultural?

O que é repertório sociocultural.

O repertório sociocultural abrange o conhecimento multidisciplinar que um candidato possui, especialmente quando demonstra esse conhecimento na redação do ENEM, abarcando diversas áreas como filosofia, sociologia e língua portuguesa. 


Explorar filmes relevantes e ler livros pertinentes proporciona uma base para adquirir argumentos pertinentes para serem utilizados na redação, permitindo ao candidato articular sua opinião de forma a conectar diferentes esferas do conhecimento.


5 filmes de inteligência artificial para citar no ENEM


Ela (Her, 2013)

Filme sobre Inteligência Artificial Her (Ela)

Ficção científica dirigido por Spike Jonze lançado em 2013. O filme aborda assuntos como solidão, relacionamentos humanos e inteligência artificial.

Assim, a história se passa em um futuro próximo e conta a história de Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), que se envolve sentimentalmente com Samantha (Scarlett Johansson), um sistema operacional de inteligência artificial.


O Homem Bicentenário (1999)

Filme sobre robôs: O home Bicentenário.

É um filme de ficção científica lançado em 1999, dirigido por Chris Columbus e baseado no conto de Isaac Asimov. O filme é uma adaptação cinematográfica da história de Andrew Martin, um robô humanoide que deseja se tornar um ser humano de pleno direito.


A história gira em torno de Andrew, interpretado por Robin Williams, um robô de serviço doméstico que busca se tornar mais humano em sua jornada de autodescoberta por 2 séculos. Desse modo, o filme aborda questões profundas como a busca por identidade, a natureza da humanidade e o problema da mortalidade.


Ex Machina (2014)

Filme: Ex Machina sobre Inteligência Artificial.

É um filme de ficção científica dirigido por Alex Garland, conhecido por sua exploração das implicações éticas e filosóficas da inteligência artificial, especialmente no que diz respeito à consciência e à natureza da humanidade.


A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017)

Filme para aumentar repertório para o Enem: A vigilante do amanhã.

O filme é uma ficção científica adaptado do Manga japonês “Ghost in the Shell” de Masamune Shirow, além de se inspirar no filme de animação de 1995 com o mesmo nome.


Assim, a história se passa em um futuro distópico no qual a personagem principal, Major Motoko Kusanagi, interpretado por Scarlett Johansson, é um ciborgue de alto nível que trabalha para a Seção 9, uma unidade de contraterrorismo.


Blade Runner, O Caçador de Androides (1982)

Filme Blade Runner sobre Distopias.

Blade Runner é um filme de ficção científica lançado em 1982, adaptado do romance “Do Androids Dream of Electric Sheep?” de Philip K. Dick. Ele é amplamente considerado um clássico do gênero.


A história acontece em um futuro distópico da cidade de Los Angeles, em 2019, quando a tecnologia chegou ao ponto de produzir replicantes. Eles são seres sintéticos quase impossíveis de distinguir dos humanos.


Utilize sua nota do ENEM e estude na UniFECAF

Estude na UniFECAF

A UniFECAF oferece aos estudantes a oportunidade de utilizar sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso nos cursos de graduação. Utilizando sua nota do ENEM, você tem a chance de obter uma bolsa de estudos ou descontos em sua mensalidade.


Fazendo a inscrição via PROUNI, você consegue uma bolsa integral ou parcial, dependendo da sua pontuação e da disponibilidade de vagas para o curso desejado.


Essa modalidade de ingresso permite que os estudantes utilizem seu desempenho no exame como um critério justo e reconhecido para garantir sua vaga na UniFECAF, proporcionando uma oportunidade acessível e meritocrática para a continuidade de sua formação acadêmica.


Inscreva-se já e faça seu sonho virar realidade! 


Seu sonho, nossa meta! 💙


Siga a UniFECAF nas redes sociais:







29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page