Marketing de Conteúdo: Tudo o que você precisa saber
O que a Nubank, Red Bull, Nestlé, Magalu e Liv Up tem em comum? Além de serem grandes empresas e de segmentos diferentes, elas todas apostam em marketing de conteúdo. Você repara que são empresas que enxergam que o futuro envolve o Marketing Digital, e que essa estratégia de Marketing de Conteúdo pode fazer com que a empresa possa colher bons frutos.
Em 2018, a Content Trends já apontava que 73% das empresas brasileiras já apostam nessa estratégia. OU seja, a maior parte das empresas já entendem que apostar em Marketing de Conteúdo é a aposta certeira.
Mas se você não sabe o que é Marketing de Conteúdo e não entende como fazer isso em seu empreendimento, ou na empresa em que trabalha, pode relaxar. Quando você acabar de ler esse texto, você vai compreender tudo que envolve o Marketing de Conteúdo e como você pode colocar em prática.
Você sabe o que é Marketing de Conteúdo?
Rafael Diniz já escreveu um texto aqui no Blog da Fecaf explicando quais são as áreas para seguir no Marketing. Ele fez um ótimo panorama, e explicou de forma geral algumas áreas que podem te proporcionar uma carreira de sucesso: Copywritter, SEO, Inboud Marketing e Marketing de Conteúdo. E agora, você vai entender exatamente qual é essa vertente do Marketing Digital.
Segundo a Rocket Content, uma das melhores definições para Marketing de Conteúdo é: “uma estratégia de Marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso“. Ou seja, você vai atrair, envolver e gerar valor para as pessoas para terem a percepção positiva da sua marca, e com isso, acaba gerando mais negócios.

Marketing de Conteúdo: aprendendo na prática
Você já compreendeu na teoria, certo? Mas deve estar pensando em como fazer isso na prática. Como começar a executar na sua empresa ou em seu trabalho.
A primeira lição que você deve ter: Marketing de Conteúdo é uma estratégia de longo prazo. Não pense que você vai começar a fazer e ter os resultados em curto prazo, por que você não terá. Imagine que é como você estivesse plantando uma semente e daqui algum tempo, depois de preparar a terra e regar, essa árvore vai lhe dar frutos.
Para obter sucesso, você precisa passar por alguns passos: planejamento, elaboração da persona, criação de conteúdo, distribuição e mensuração de resultados.
Planejamento
Tudo na vida precisa ter planejamento. Não imagine que tudo é por acaso. Sabe aquela imagem que viralizou da Boca Rosa (influencer) há algum tempo atrás sobre a rotina de posts dela? Basicamente assim que funciona o trabalho de gestão de redes sociais e com o Marketing de Conteúdo não é diferente.
Não tenha a ingenuidade que posts são feitos ‘do nada’, sem qualquer nenhum tipo de planejamento. Na FECAF, por exemplo, nos últimos dois anos, todos os posts nas redes sociais possuem um planejamento, e os resultados estão aí.

Evolução dos seguidores em um ano do Linkedin

Evolução dos seguidores em um ano do Instagram
Como você pode ver, em um ano o aumento de seguidores tanto no Linkedin quanto no Instagram, as maiores redes sociais da FECAF foram consideraveis. O Linkedin teve um aumento de 147.3%, o que equivale aproximadamente 6,5 K de novos segudiores. Já o Instagram teve um aumento de 30%, o que equivale aproximadamente 5,2K de novos seguidores.
O Linkedin e o Instagram da FECAF possuiam realidades diferentes. O Instagram já tinha um engajamento o que o Linkedin só passou ter um investimento mais apropriado nos últimos dois anos. Mas ambos os resultados mostram que o trabalho de planejamento de conteúdos tiveram resultados bem parecidos em número de seguidores. Esse resultado não caiu do céu, e sim fruto de muito trabalho e planejamento.
Elaboração da Persona
Você sabe o que é Persona? Isso é muito importante! No Marketing Digital, a Persona é uma representação fictícia de um cliente potencial utilizada para mapear ações, comportamentos e jornada de consumo. Sempre baseada em dados e preferencialmente em entrevistas com clientes atuais.

Exemplo de como definir uma Persona
Assim que você define a sua Persona, você pode expandir, como por exemplo, entender qual é o universo temático, os mapas de emoções e quais redes sociais mais a sua Persona utiliza. Quanto mais dados você tiver, mais resultados você pode ter. Quer um exemplo? Se você tem uma casa de ração, e define a sua persona como um homem de meia idade e que tem acesso ao facebook, com certeza você saberá como abordar melhor o seu público.
Lembre-se: não se cria nada em base de achismos, se cria em base de dados. Enxergue como se fosse um castelo, se cria com bases solidas como pedras, você terá um destino mais seguro, mas se cria com base na areia, qualquer onda do mar vai destruir.
Criação e Distribuição de Conteúdo
Qual formato eu devo fazer? Existem tantas possibilidades: post em blog, email, ebook, videos, posts em redes sociais. Para isso, você mais uma vez, precisa entender a sua necessidade. Qual mensagem você quer passar? Como a sua Persona vai interpretar a sua mensagem? Existem inúmeros canais que a sua Persona pode receber a sua mensagem, mas nem todas são iguais.
Se pegarmos as Redes Sociais, você sabe quantas redes sociais existem hoje em dia? Facebook, Instagram, Twtter, TikTok, Linkedin, Youtube e tantas outras. É preciso se comunicar em todas? Essa é uma boa reflexão. O que você quer? Se comunicar com o maior número de pessoas ou ter uma comunicação mais acertiva com um público-alvo especifico? Honestamente, quem quer falar com todo mundo acaba falando com ninguém. Aposte no especifico e não no generalizado. Do que adianta a sua empresa está no Twitter, se a sua Persona não usa o Twitter? É apenas perda de tempo e de trabalho.
Mas se mesmo assim, você quer apostar em várias redes sociais, saiba que cada uma tem um público-alvo diferente. O que o Instagram funciona, não acontece da mesma forma no Linkedin, por exemplo. A Amanda Matos, uma de nossas analistas de conteúdo explicou detalhadamente como bombar nas redes sociais e vale a pena ler esse artigo.

Exemplo de uma planilha de gestão de midias sociais
Para você ter uma ideia, vou te explicar como funciona a gestão de midias sociais na FECAF. Todo o time de marketing se reune uma vez por mês e faz uma reunião de brainstorm de ideias que possam ir para as midias sociais. Depois dessa reunião, os analistas de conteúdo se reunem e fazem gestão dessas ideias e semanalmente decidem o que vai ser colocado em prática.
Destas reuniões semanais, os analistas preenchem uma planilha como o exemplo à cima. Depois de preencher, eles juntamente com o designer iniciam a produção, utilizando as mais variadas referências e produzindo o Copy (o texto dos posts). E para finalizar: os analistas postam de acordo com seu planejamento semanal.
Mensuração de resultados
Ok. Eu entendi que preciso ter um planejamento, definir uma persona e ter uma rotina de criação e distribuição de conteúdos. E depois? Bom, o que você precisa compreender que um outro ponto importantíssimo é a Periodicidade. Não adianta você fazer um conteúdo incrivel e postar uma vez na vida e outro na morte. Mas também você não pode esgotar seu público. Uma coisa muito importante é a rotina, se você decidir que vai postar sempre, você precisa postar sempre. O que é mais aconselhavel é fazer o que consegue fazer. Se você nunca postou e começar fazer 3 posts diários, com certeza, você terá muito mais trabalho do que resultado.
E como fazer para saber esses resultados? Sempre é bom ter acesso a relatórios. A maior parte das redes sociais disponibilizam relatórios de evolução. Outro lugar que é bom você ter acesso é o Google Analytics, um app da Google que gera relatórios de performace do seu site.
Mas o que eu faço com esses resultados? Lembre que falamos mais cedo que sempre é bom trabalhar com dados e não trabalhar com achismos? Com os resultados, você terá como nortear as suas estratégias. Além de sempre testar o que funciona ou não. E quando você percebe que sua audiência funciona de uma forma, o trabalho vai ser focado no que funciona.
Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
O Inbound Marketing ou marketing de atração é uma das estratégias de Marketing Digital mais bem sucedias. E o Marketing de Conteúdo é uma das etapas que transformam o Inbound Marketing seja uma estratégia de sucesso.
O Inbound Marketing consiste em atrair o público de forma sutil. Sabe aquelas propagandas agressivas? Não tem nada a ver. Ela é uma estrategia utilizada por empresas de vários segmentos, tanto B2B (Business to Business, negócios que vendem para outros negócios) ou B2C (Business to customer, negócios que vendm para pessoas).
Os Pilares do Inbound Marketing
Para compreender o Inbound Marketing, você precisa entender que ela é composta por quatro pilares:
Atrair: Conteúdos relevantes proporcionam um interesse no negócio que você quer vender.
Converter: Quando você gerou um lead (oportunidade de negócio para a empresa) por meio dos conteúdos que você produziu na primeira fase do inbound, você precisa transformar o seu potencial cliente em um cliente propriamente dito.
Vender: Depois de converter, você precisa propriamente fazer a venda. E esse passo consitte em mostrar a solução da sua empresa e fechar a venda.
Encantar: Não imagine que a relação empresa e cliente acaba quando a compra termina. O Inbound Marketing acredita numa relação duradoura, em que a empresa vai proporcionar todo um suporte necessário para o cliente.
E assim como o Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo aposta em toda essa metodologia. Quando você quer utilizar Marketing de Conteúdo em seu negócio, você precisa ganha confiança e conquistar o seu público.

Qual é a vantagem de apostar em Marketing de Conteúdo?
Como escrevemos no inicio, as grandes empresas apostam em Marketing Digital, e com certeza, você não deve aguentar em saber quais sas vantagens de apostar nesse tipo de estratégia, né? E agora, vamos mostrar três das inúmeras vantagens de quem investe em Marketing de Conteúdo.
Aumento de tréfego em seu site
Você já leu aqui no Blog da Fecaf o texto do Tiago Gaeta, nosso analista sênior de Marketing, em que ele explica detalhadamente sobre a diferença entre tráfego pago e orgânico. Então, você sabia que apostar em conteúdos de relevâncias fazem com que o seu site possa estar na primeira página de pesquisa do google? SIM! Essa é uma das vantagens que o Marketing de Conteúdo fazem.
As empresas que apostam em conteúdos de relvância e otimizados com tecnias de SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca), fazem com que os seus sites tenham as chances de estarem bem colocados em pesquisa. As empresas que apostam em Marketing de Conteúdo, com certeza, vão estar em boas posições.
Maior engajamento
Você já deve ter ouvido falar que o sonho de toda a marca é ter muito engajamento, né? O retorno do público, ou quando essa marca é queridinha das pessoas é algo bastante lucrativo. E essa é uma vantagem também que o Marketing de Conteúdo pode te proporcionar.
Apostar em um conteúdo de qualidade e que possam gerar maior engajamento fazem com que seu público tenha uma relação diferenciada com a sua marca. Voltando a usar o exemplo da FECAF. Nos últimos tempos, nós estamos apostando principalmente no Instagram em conteúdos que trazem maior engajamento. Por se tratar de uma faculdade, nós sempre planejamos posts que os alunos costumam curtir, compartilhar e repostar. O uso maciço dos coordenadores nos conteúdos não é por um acaso. Os alunos gostam de vê-los, e com isso o engajamento só cresce.
Mais Leads
Se você quer gerar mais leads, ou seja, ter maiores potenciais clientes, essa é mais uma vantagem que o Marketing de Conteúdo faz em sua empresa. Os conteúdos não precisam ser apenas de qualidade, mas também que tenham algum atrativo.
Não é raro, você sempre ver algum CTA (call-to-action) em conteúdos, seja um post no blog, um ebook ou qualquer outro conteúdo possui um link ou formulário. Essa é a forma de você conseguir conquistar leads.
Essa é uma ótima estratégia para manter um relacionamento a longo prazo, de fazer nutrição de leads, e aumentar as chances de transformar seus leads em clientes.

Eu devo apostar em Marketing de Conteúdo?
Você chegou nesse ponto do texto e compreendeu todas as vantagens e ainda fica em dúvida se precisa ainda apostar? Saiba que essa é uma aposta que pode te gerar bastante vantagens, mesmo que a sua empresa não seja gigantesca, algumas tecnicas são muito acessiveis.
Nem toda estratégia vale para todos as empresas. E é preciso ter calma, não queria fazer uma estratégia a longo prazo e querer resultados a curto prazo. É preciso paciência e periodicidade. Continue apostando e não se preocupe com resultados imediatos, que você vai estar no caminho certo.
Com certeza, se você é fã de assuntos que envolvem marketing, você pode ter vocação para trabalhar com gestão. E a FECAF possui inúmeros cursos de Gestão, mas de todos, o que pode mais te agradar é o curso de Marketing, e clicando aqui, você pode saber mais detalhes sobre o curso e quem sabe começar a trilhar o seu caminho rumo ao sucesso!