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Áreas do Marketing Para Seguir Carreira

Por que seguir carreira em uma dessas áreas do marketing?

As áreas do marketing possuem muitas opções de atuação e carreira, como gestor de marketing, posso olhar para o passado e enxergar várias possibilidades que aproveitei e poderia ter aproveitado, além disso, posso olhar para o futuro e visualizar outras que você pode aproveitar!

Por isso, decidi te mostrar 7 áreas do marketing que você pode seguir carreira e ter muito sucesso, são como planetas dentro desse vasto universo chamado marketing.

As 7 melhores áreas do marketing são:

  1. Social media;

  2. Copywriting;

  3. Performance e tráfego pago;

  4. SEO;

  5. Conteúdo;

  6. Inbound marketing;

  7. Gestão de marketing.

Agora, vamos conhecer melhor o que cada uma dessas áreas faz, sua remuneração média e principais atividades para que você possa se encontrar dentro do marketing!

Social Media

A área de social media cuida das redes sociais e comunicação, estamos na Era do discurso, da interação e do engajamento, os profissionais de marketing que atuam com social media têm ganhado destaque no mercado e estão sendo cada vez mais procurados e bem remunerados.

Segundo o site salario.com.br, a faixa salarial do Social Media – Analista de Redes Sociais fica entre R$ 3.200,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 9.283,28, sendo que R$ 3.848,05 é a média do piso salarial 2022 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Vale ressaltar que muitos profissionais de social media costumam prestar serviços de forma autônoma e independente, como uma espécie de agência de marketing focada em redes sociais e complementando a sua renda mensal, são os famosos “freelas”, termo comum na área do marketing derivado de freelance.

O que um social media faz?

  1. Brainstorming de ideias para postagens, campanhas e ações em redes sociais;

  2. Planejamento de conteúdos para redes sociais;

  3. Briefing para produção de peças, artes e vídeos a serem postados;

  4. Ações de interação como respostas a comentários, directs, stories, curtidas e compartilhamentos;

  5. Análise de métricas de redes sociais e tendências para a implementação de melhorias na comunicação em social media.

Copywriting

Copywriting é a habilidade de escrever textos persuasivos para campanhas publicitárias com o foco em alta performance de vendas. Hoje em dia, o termo está muito difundido e abrangente, as empresas já contratam profissionais chamados de “copywriters” com remunerações que chegam facilmente aos incríveis R$ 20 mil mensais!

Os profissionais de copywriting são escassos e por isso, extremamente valorizados, não há uma média salarial realmente confiável, já que em alguns casos, estes profissionais são remunerados com parte dos lucros de um projeto de campanha de lançamento e vendas ou até mesmo ações de uma companhia.

O que um copywriter faz?

  1. Pesquisa de mercado, produto, preço, persona, comunicação, marca, objetivos e estratégias;

  2. Cria personas, que são representações fictícias de um consumidor ideal para tornar a comunicação mais estratégica e assertiva;

  3. Planeja e escreve campanhas de marketing do zero, desde o conceito, mot, slogans, chamadas, promoções e direcionamentos;

  4. Escreve textos em geral para todas as áreas do marketing, incluindo social media, conteúdo, performance, inbound e etc.

Performance e tráfego pago

A área do dinheiro, sim, performance e tráfego pago é a célula do marketing que lida com o investimento em mídia paga (Google ads, facebook ads, linkedin ads e por aí vai). Estes profissionais também são escassos e muito bem remunerados, já que o seu trabalho está diretamente relacionado ao resultado!

Os salários iniciam em torno de R$ 2.000,00 mensais e podem chegar aos R$ 30.000,00 ou mais, a depender do porte da empresa e do volume de investimentos que ela realiza. Estes profissionais também podem atuar em múltiplas contas, de forma independente como uma espécie de consultoria ou agência de marketing, conheço gestores que faturam cerca de R$ 50 mil por mês cuidando de 10 contas de empresas diferentes.

O sucesso para o profissional desta área depende muito de uma visão estratégica, já que o tráfego pago, apenas tira a pessoa de um lugar e coloca ela no site da empresa, a conversão ou venda depende totalmente da estratégia de comunicação e marketing.

O que um gestor de tráfego faz nas áreas do marketing?

  1. Planeja campanhas ativas de tráfego pago nas diversas plataformas digitais como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Tik Tok Ads e etc;

  2. Otimiza campanhas de forma estratégica, buscando reduzir o CPC (custo por clique), CPL (custo por lead) e CPA (custo por aquisição, ou seja, venda);

  3. Acompanha, analisa e retira informações e insights de campanhas realizadas para fins de otimização e aprendizagem.

SEO

Os profissionais da área de SEO (Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca) são os mestres em otimizar os resultados orgânicos. Eles buscam implementar melhorias técnicas e estratégicas em relação a experiência do usuário (UX) e palavras-chave, que são termos relevantes para o negócio com uma frequência alta de pesquisa.

As remunerações em SEO também são variadas, iniciando em cerca de R$ 3.000,00, mas podendo ser complementada com prestação autônoma de serviços de otimização de sites, muito procurados por diversas empresas.

O que um profissional de SEO faz nas áreas do marketing?

  1. Diagnóstico de site, concorrência e possibilidades de melhoria e implementação de SEO;

  2. Implementa melhorias de SEO em sites;

  3. Realiza pesquisa e planejamento de palavras-chave para as demais áreas como Inbound, Conteúdo e Performance;

  4. Apoia o time de desenvolvimento em questões relacionadas a UI (User Interface) e UX (User Experience).

Conteúdo

Os artigos de blog como este que você está lendo neste exato momento são produzidos por profissionais de conteúdo, assim como copy’s e roteiros para conteúdos em redes sociais, vídeo, e-mail, podcasts e demais canais. O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que costuma dar resultados no longo prazo, e auxilia no engajamento, aumento do tráfego orgânico e envolvimento dos potenciais clientes com a marca.

Assim como as outras áreas, os redatores de conteúdo costumam vender seus serviços em pacotes de criação de conteúdos para várias empresas paralelamente ao seu trabalho principal ou às vezes atuando também no formato “freela“. Segundo o site vagas.com.br, no cargo de Analista de Marketing e Conteúdo se inicia ganhando R$ 2.119,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.698,00. A média salarial para Analista de Marketing e Conteúdo no Brasil é de R$ 2.766,00.

O que um profissional de conteúdo faz dentro das áreas do marketing?

  1. Cria planejamento da linha editorial, de comunicação e conteúdo;

  2. Redige artigos para blog;

  3. Constrói textos a serem utilizados em posts de conteúdo em redes sociais;

  4. Escreve roteiros de vídeos para criação de conteúdo;

  5. Apoia as demais áreas nos processos criativos relacionados a textos.

Inbound marketing

O Inbound Marketing ou marketing de atração é uma estratégia de marketing muito utilizada por diversas empresas de vários segmentos, tanto B2B (Business to business, ou seja, negócios que vendem para outros negócios) ou B2C (Business to customer, ou sejam negócios que vendem para pessoas).

Os profissionais de inbound marketing são bem remunerados, segundo o site glassdoor.com.br, a média salarial de um analista de inbound marketing no Brasil é de R$ 3.093,00 na modalidade CLT, podendo chegar a R$ 5 mil mensais, com possibilidade de prestação de serviços e complementação da sua renda.

O que um profissional de inbound marketing faz?

  1. Cria planejamento completo de Inbound marketing;

  2. Faz a execução de todos os entregáveis de inbound;

  3. Se conecta com as demais áreas para coletar insights e otimizar a estratégias;

  4. Cria conteúdos e materiais ricos (e-books, webinários e lançamentos por exemplo) para agregar aos resultados;

  5. Acompanha métricas de mídia e evolução do funil de vendas (visitantes, leads, oportunidades e vendas).

Gestão de marketing

Finalmente chegamos na gestão de marketing, isso inclui cargos de supervisão, coordenação, gerência e direção. A liderança em marketing é dinâmica e desafiadora, requer um perfil ousado, despojado, que conheça muito do universo de marketing e que saiba lidar com pessoas.

O(a) líder do time de marketing precisa ser alguém com coragem, disposto(a) a correr riscos e apostar em ideias, com um perfil generalista mas que seja especialista em pelo menos 2 áreas do marketing.

Os salários variam muito mas são altos, já que este cargo é o que geralmente é responsabilizado pelos resultados financeiros da empresa diretamente. Os gestores de marketing possuem salários que variam dos R$ 6 mil até os R$ 20 mil mensais a depender do porte da empresa.

O que um(a) gestor(a) de marketing faz?

  1. Planejamento geral de recursos e investimentos;

  2. Planejamento estratégico de marketing (PEM);

  3. Gestão e liderança de pessoas;

  4. Treinamento e Desenvolvimento dos talentos do time de marketing;

  5. Alinhamento com demais áreas da empresa;

  6. Gestão de projetos;

  7. Conexão com os níveis estratégicos, coletando objetivos e metas gerais da empresa para fins de planejamento de campanhas;

  8. Acompanhamento e gestão de campanhas;

  9. Participa dos processos criativos, dando feedback e aprovando peças e ações dentro do marketing.

Como ir mais longe nas áreas do marketing

Há um tempo atrás escrevi um artigo: Carreira em Marketing – Como Ter Sucesso Nessa Área, onde divido um pouco da minha experiência pessoal dentro do marketing e como conquistei um cargo de gestão com apenas 19 anos. Convido você para ler clicando no artigo abaixo:


Obrigado pelo seu tempo e dedicação na leitura deste artigo, até a próxima, um grande abraço e sucesso!

Rafael Diniz – Head of Growth Marketing na Faculdade FECAF

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