top of page

Alunos da FECAF realizam competição de robôs

Alunos da FECAF realizam competição de robôs

Os estudantes de engenharia tiveram que montar os robôs para fazer a corrida

No último dia 23 de novembro, a FECAF realizou uma competição entre os alunos de engenharia elétrica e da computação de robótica. Os alunos dos cursos tiveram a missão de produzir robôs para no final do semestre promoverem uma competição entre os robôs.

Não é a primeira vez em que a coordenação dos cursos promove esse tipo de disputa entre robôs, no ano de 2019 os alunos também fizeram essa competição. Diferente de 2019, a coordenação promoveu a avaliação dos robôs e a competição no laboratório de robótica da faculdade.

Segundo o coordenador dos cursos, os alunos das disciplinas de eletrônica digital e eletrônica analógica iriam ser avaliados, e a nota será destinada para ambas disciplinas. “Os alunos receberam um documento com as especificações do robô, e as regras da competição”, explica o professor Samuel, coordenador dos cursos de engenharia elétrica e da computação.

Ele ainda comentou que essa competição de robôs incentiva algumas skills que o mercado de trabalho exigirá dos alunos. “Eles foram incentivados a ter skills como, gestão de projeto, de tempo, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal. Além das skills técnicas, como desenvolvimento eletrônico e programação”, conta o coordenador.

Além de serem avaliados pelo o coordenador do curso, os alunos foram avaliados por mais dois professores, Fábio Larsen e Alan Rodrigo. “A ideia é que os robôs seguissem uma faixa, e os alunos precisavam montar toda a parte física do robô, e o programa”, conta o professor Fábio. O professor Alan, que dá aulas de estruturas de dados, deu um apoio para os alunos pudessem realizar a programação dos robôs.

A avaliação foi dividida em duas partes. Na primeira, os alunos precisavam apresentar os robôs para a inspeção se eles tinham todas as especificações que foram cobradas. Após essa inspeção, cada grupo iriam participar da competição. O professor Samuel ficaria responsável por avaliar, e o professor Alan auxiliou contabilizou o tempo. O professor Fábio ainda explicou que os alunos precisam saber se adaptar com o trajeto da corrida, e como o robô vai concluir.

Para o Gabriel Renan, um dos alunos de engenharia de computação, a maior dificuldade foi montar o robô e a questão da programação. Já o seu colega, Vinicius Nunes, acredita que o problema foi encontrar as peças para montar o robô. Ambos concordam que a parte boa foi colocar o trabalho em prática, como disse Gabriel: “Foi interessante criar na prática, sair um pouco na teoria, e ver o seu trabalho funcionando”.

A FECAF cada vez mais influencia os alunos em produzir trabalhos, e que eles possam num futuro fazer parte de um portfólio. Essa é uma das principais preocupações da faculdade: fazer com que os alunos possam estar sempre produzindo, e quando forem fazer um processo seletivo estarem sempre a frente de seus concorrentes.

O resultado do campeonato de robótica promovido pela FECAF, ficou assim:

Campeão: Equipe Megatron → 98,4 pontos Vice-campeão: Equipe C-3PO → 95,8 pontos 3o. colocado: Equipe Mark-II → 94,5 pontos

Fique sempre ligado em todas as redes sociais da faculdade, que você não vai perder todas as novidades da faculdade!!

Siga a FECAF no Linkedin Imagens: Danillo Giannini

post atualizado em: 29/11/2021

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page