top of page

Alunos da FECAF utilizam a tecnologia para ajudar pessoas com deficiência

Atualizado: 22 de mai.

Alunos da FECAF utilizam a tecnologia para ajudar pessoas com deficiência

Por Diogo Salvador

Imagens: Amanda Matos

Os alunos do primeiro semestre de Engenharia da Computação da FECAF apresentaram na última segunda-feira (07) trabalhos em que utilizam a tecnologia para ajudar em deficiências físicas. Os trabalhos foram realizados na disciplina de ‘Prototipação e Engenharia’, e os alunos tinham a missão de usar a tecnologia para auxiliar em alguma deficiência.

O primeiro trabalho apresentado foi voltado para aqueles que têm alguma deficiência respiratória. O grupo se motivou em buscar a ajuda da tecnologia para esse tipo de limitação devido a pandemia de COVID-19, e a falta de oxigênio que algumas capitais andaram enfrentando. “Saber que a gente pode contribuir de alguma forma para os problemas que o mundo vive, foi uma alegria”, disse Wesley, um dos componentes do grupo.

Alunos usam a tecnologia para auxiliar pessoas com deficiência respiratória

Alunos usam a tecnologia para auxiliar pessoas com deficiência respiratória

Já o segundo grupo apresentou um óculos que fosse voltado para deficientes visuais. Eles criaram um código para que o óculos pudesse ter um sensor e alertasse a pessoa. “O mais divertido foi brincar com esse óculos sonar” afirma Júlio César, um dos componentes do grupo.

Alunos fizeram óculos para deficientes visuais

Alunos fizeram óculos para deficientes visuais

E o terceiro grupo fez uma espécie de luva para pessoas com deficiências motoras. Os alunos disseram que a maior dificuldade foi o código. “A maior alegria foi ver o trabalho ter dado certo, mesmo tendo alguns problemas, tudo deu certo”, confessou Vinícius, um dos alunos que apresentou o trabalho.

Trabalho de alunos para pessoas com deficiências físicas

Trabalho de alunos para pessoas com deficiências físicas

Uma coincidência entre os três grupos foi que todos tiveram como principal dificuldade a questão do código. Em usar a tecnologia para ajudar pessoas com deficiência. Mas todos os alunos se saíram muito bem em suas apresentações de trabalho.

O Professor Fábio, titular da disciplina, elogiou os trabalhos de seus alunos: “Foi muito proveitoso, e pelo fato de serem do primeiro semestre, as ideias foram muito boas”. O coordenador do curso, o professor Samuel também elogiou o desempenho dos alunos. “Eles se sentiram desafiados, e conseguiram desenvolver o projeto”, afirmou o coordenador.

Quer saber mais detalhes sobre o curso de Engenharia da Computação? Clique aqui!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page