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Como bombar nas Redes Sociais

Seja para administrar o seu perfil ou o do seu negócio, se quer crescer nas redes sociais precisa agir com estratégia. Veja as dicas a seguir para bombar suas redes sociais.

O QUE FAZER PARA CRESCER NAS REDES SOCIAIS

Trabalhar com planejamento: Não se faz conteúdo estratégico da noite pro dia ou em cima da hora. Ter uma previsibilidade do que vai postar é essencial. O que você vai postar essa semana? E naquela data comemorativa específica? E se você precisar elaborar uma campanha de lançamento de um produto? Como vai fazer e quando vai fazer? Todas essas coisas se definem num planejamento. Com isso, você consegue fazer tudo mais bem feito.

Procurar diversas referências: É importante dar uma olhada no que está funcionando e o que não está funcionando por aí. Dê uma navegada ampla em outros perfis, não se limite apenas no seu nicho. Pesquise, consuma conteúdos na internet também, analise as tendências. É preciso ter referências para estimular a sua criatividade. Nem sempre dá pra criar algo do zero, mas quase sempre dá pra adaptar o que já deu certo pra alguém.

Promover engajamento: As pessoas estão engajadas com você? Se suas publicações não dão resultado, alguma coisa está errada. Promova interação e conexão, produza algo que as pessoas queiram consumir. Se coloque sempre no lugar do seu público antes de postar alguma coisa.

Aproveitar as tendências e oportunidades: Esteja por dentro do que está em alta no momento. Notícias, memes, trends ou produtos que estejam bombando no momento, aproveite a onda para surfar em cima! Mas claro, adaptando pro seu nicho e sem se atrasar demais, se perder o timing, a publicação perde o valor.

Sair da caixa, ser criativo: É claro que aproveitar coisas virais é importante, mas cuidado pra não ser só mais um em meio à multidão. Seja lá qual for o seu negócio ou intuito na internet, procure ser único e autêntico. O que você tem que ninguém mostrou ainda? Como você pode oferecer determinado conteúdo sem parecer mais do mesmo? A internet bombardeia muita informação para todo mundo, se você não for interessante ou minimamente diferenciado, não será lembrado.

Entender sua persona/ público alvo: Com quem você está falando e como está falando? Ter uma linguagem apropriada pro seu público é essencial! Traz mais conexão e sentido, mas é importante você conhecer bem essas pessoas. Idade, gênero, interesses, estilo de vida, etc.

Testar diferentes formatos: As mídias sociais permitem vários formatos diferentes de postagem (imagem, carrossel, vídeos, reels, stories) teste eles! Veja o que funciona mais para seu público. Procure variar sempre também. Imagens e vídeos bem trabalhados deixam seu perfil mais rico e menos cansativo.

Ter uma boa frequência: Não adianta postar tudo de uma vez e depois sumir, ou postar de vez em nunca. É importante que além de ter um equilíbrio você também tenha uma frequência definida. Saiba quantas vezes você vai postar na semana. Essas práticas vão fazer o algoritmo entender que você é um um criador de conteúdo e entregar mais suas publicações para os usuários.

O QUE É ALGORITMO?

É a inteligência artificial das mídias. São “robôs” que controlam as publicações que devem ou não aparecer para os usuários, um sistema que ranqueia a ordem de prioridade dos posts no feed de acordo com a relevância ou qualidade de determinado conteúdo. Ou seja, você deve agir estrategicamente para que esses robôs estejam ao seu favor, assim, suas publicações terão melhores resultados.

DICAS BÁSICAS PARA OTIMIZAR SEU ALGORITMO

– Poste com qualidade e quantidade: bons posts numa boa frequência é a combinação perfeita para ter bons resultados.

– Priorize o engajamento: posts que geram muita interação do público nos primeiros minutos tendem a ser impulsionados pelas mídias para mais pessoas.

– Evite postar das 12h às 13h e de madrugada: esse é um dos horários com menos audiência nas redes.

– Faça publicações colaborativas no instagram: uma publicação feita em dois perfis de autoridade tem melhor alcance e performance.

– Publique nos reels: os vídeos no instagram tem melhor alcance. Certifique-se de prender a atenção nos primeiros 3 segundos. Vídeos mais curtos performam melhor e tendem a viralizar.

– Evite anunciar demais no tráfego orgânico: As mídias oferecem recurso para quem quer vender (o tráfego pago), se você anuncia de forma muito direta sem pagar por isso, seu alcance será bem mais baixo.

EM QUAL REDE SOCIAL DEVO INVESTIR?

Além das mais populares (Instagram e Facebook) também há muitas outras mídias sociais. Afinal, vale a pena investir em todas? A resposta vai depender do seu objetivo e do seu público. Separamos as mais usadas pelos usuários. Entenda a diferença de cada uma delas.

Instagram: Rede social de interação e conteúdo. Requer mais conexão com o público e engajamento. Ter uma estética bem trabalhada é essencial. O instagram é muito visual, invista na harmonia do seu perfil.

Facebook: Lógica bem parecida com a do Instagram, porém sem tanta exigência da parte estética. Há quem diga que é uma ferramenta obsoleta, mas não é 100% verdade. Estude o seu público, verifique se sua audiência está no Facebook. Avalie se vale a pena ou não você estar lá também.

Linkedin: Rede social corporativa. Excelente para fazer marketing pessoal ou falar mais da sua marca/produto. Um ótimo lugar para fazer networking, encontrar oportunidades ou parcerias profissionais. Se vai publicar lá, fale sobre trabalho, carreira, sucesso ou demais assuntos profissionais, senão, não precisa postar no Linkedin.

Youtube: Essencial para você que quer passar um conteúdo mais aprofundado ou fazer uma live, tutorial, depoimento, desafios, ou qualquer outro conteúdo mais longo. Defina seu nicho e linguagem. Além de ter um conteúdo interessante e de qualidade, é bom caprichar no título, descrição, thumbnails e tags. Construa uma frequência no seu canal para ter um público mais fiel a você.

TikTok: Trends, humor, conteúdos mais rápidos, áudios virais, etc. É uma ferramenta que entrega conteúdos para além dos seus seguidores. Mas para isso, você precisa ser criativo, autêntico e interessante. Certifique-se também de prender atenção do público logo no início do vídeo. Os 3 primeiros segundos são essenciais para o algoritmo entender se sua publicação deve ou não ser entregue para mais pessoas.

Twitter: Onde você pode se posicionar, escrever algo que está pensando ou que ache importante falar sem precisar envolver foto ou vídeo, como nas outras mídias. Além disso, também permite que você saiba quais são os assuntos mais falados do momento ou procurar a repercussão de determinado tema em alta, o que é interessante para gerar insights.

COMO CONSTRUIR AUTORIDADE NAS REDES SOCIAIS

Se quer ser relevante na internet precisa ter autoridade, que significa gerar respeito, credibilidade e identificação. Separamos alguns pontos que vão te ajudar a conquistá-la.

1- Crie conexão/ relacionamento

Converse com seu público, interaja! Deixe ele se sentir parte da sua conta.

2- Gere valor

Você ou sua marca já mudou a vida de alguém? Conte isso para as pessoas.

3- Conte histórias

Uma boa história pode inspirar, comover, emocionar, ensinar e convencer. Transformar história em publicação geralmente traz resultados bem positivos. Mas lembre-se, precisa ser realmente uma boa história!

4- Saiba se posicionar

A omissão hoje em dia chega a incomodar as pessoas. Você é uma marca na internet? Se posicione. Você é influente? Se posicione. Se posicionar é dizer a que veio, dizer o que você pensa, falar sobre assuntos importantes do seu nicho e etc. Mas lembre-se, isso não significa que você deve falar qualquer coisa. Se posicione com sabedoria e se tiver propriedade para isso. Isso te trará personalidade e um público que se identifique mais com você.

5- Ensine

Quando você ensina, você ganha pontos, porque está trazendo algo relevante para quem consome seu conteúdo. É um diferencial, se puder ensinar, faça isso.

6- Promova o produto/ serviço ou você mesmo de forma interessante

Chega de cuspir informação de qualquer jeito pras pessoas. Fale dos seus diferenciais de maneira criativa e interessante, senão, você acaba se tornando narcisista e cansativo.

7- Exponha seus propósitos

Você cativa muito mais quando mostra o seu propósito. Não tenha medo de dizer a que veio, isso traz humanidade e conexão pra quem te segue.

8- Defina seu tom de voz

Como você vai falar? De forma mais descontraída ou formal? Vai criar um bordão só seu? Como vai se auto denominar pras pessoas? Ter isso bem identificado traz mais autenticidade e conexão.

9 – Crie uma identidade forte

Reforce sempre sua marca, suas cores, seu visual, sua linguagem, seu jeito de trabalhar e aparecer, isso te tornará único para o público, e vai te trazer mais personalidade também.

OS PILARES DAS REDES SOCIAIS

Para trazer mais autoridade e profissionalismo para sua rede social, é importante entender alguns pilares que fazem toda a diferença.

Tráfego Pago: Existe o tráfego pago e o tráfego orgânico. O pago é onde você investe um dinheiro para direcionar suas publicações para além dos seus seguidores, selecionando um público específico, ali, você vai direcionar as pessoas para algum lugar. Seja para um site, página ou link do seu perfil. Normalmente é usado para quando você quer vender diretamente ou atrair pessoas pro seu perfil de forma mais incisiva.

Tráfego Orgânico: Já no orgânico é a forma mais convencional, ou seja, você faz suas publicações sem pagar por isso, mas, vale lembrar que você precisa otimizar seus conteúdos da mesma forma para que eles tenham sucesso. O jeito mais fácil de aumentar sua audiência e autoridade sem pagar nada é produzindo conteúdo de qualidade que gere engajamento e conexão com as pessoas. Assim você sempre estará crescendo aos poucos!

Copywriter: Copywriter, a grosso modo é a escrita/ textos. Seja lá o que você for postar, você vai escrever, seja numa arte gráfica, na legenda, story, etc. Ter textos bem construídos faz toda diferença. É importante que você saiba o quanto deve escrever em determinada publicação e a linguagem que você utiliza baseada no seu público. Evite ao máximo os erros ortográficos. Tudo isso vai trazer mais autoridade e sentido ao seu perfil.

Design: Se você vai trabalhar com artes gráficas, é importante que elas sejam bem feitas. Artes bonitas atraem mais o público e te darão mais credibilidade. Fuja do amadorismo!

Audiovisual: As mídias são compostas por vídeos e imagens. Sendo assim, você precisa ter o seu audiovisual bem construído. Quanto mais bem produzido, melhor. Não precisa ter uma super produção, mas que tenham o mínimo de qualidade. Isso te dá mais credibilidade e torna seu conteúdo mais atraente.

Métricas: Como você sabe se o que você posta está funcionando? Olhe as métricas! As redes sociais oferecem métricas no seu perfil para você avaliar as taxas de alcance, resultados de publicações, visitas no perfil, crescimento ou queda de seguidores, etc. Avalie! Não adianta produzir dezenas de conteúdos se eles não estão te dando resultados.

APRENDA TUDO SOBRE REDES SOCIAIS

No curso de Marketing Digital da FECAF você aprende de maneira bem aprofundada sobre as redes sociais. Com o crescimento abundante das mídias no mundo dos negócios, profissionais dessa área têm sido muito procurados, porém, justamente por conta da grande competitividade do mercado, é preciso se destacar para estar mais próximo das oportunidades. Na FECAF, você pode fazer a graduação em Marketing Digital EAD, ou a pós-graduação em Marketing digital. Conheça nossos cursos!

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