Dicas

Descubra como otimizar o seu tempo

Por  Tayro Toledo 29 de Setembro de 20215 min para ler

Descubra como otimizar o seu tempo


Uma das formas de melhor otimizar o tempo é passar investir em gestão de tempo. Aprenda como colocar em prática!


Você está sentindo que as horas estão passando rápido demais e tem a sensação de que não está produzindo absolutamente nada? Saiba que esse é um grande problema atual e comum. E com o isolamento social, o profissional e o pessoal passaram a se misturar, ninguém muito bem ao certo sabe como separar o horário de trabalhar e de relaxar.


Existem inúmeras técnicas para você começar a praticar a gestão do seu tempo. Essa é uma estratégia para você começar a melhorar a sua relação com o tempo. Um detalhe importante é que segundo uma recente pesquisa, o Brasil é um dos países que mais possuem pessoas estressadas, e a falta de otimização do tempo pode ser um dos motivos.


O que é gestão de tempo?

Gestão do tempo é um conjunto de estratégias usado para melhorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas.


O gerenciamento do tempo, portanto, consiste na adoção de uma série de processos e ferramentas que auxiliam o cumprimento de atividades e projetos, dentro dos prazos estabelecidos e com resultados satisfatórios.


Veja as melhores práticas de como otimizar o seu tempo:

Você não sabe como colocar a gestão de tempo em prática? Abaixo, fizemos uma seleção de boas práticas que podem te ajudar a organizar melhor o seu tempo.


  1. Planejamento

  2. Definição de metas

  3. Prazos

  4. Agendamentos

  5. Priorize as tarefas

  6. Delegue tarefas

  7. Organize as pausas

  8. Fuja da procrastinação


E com o home office?

O mundo mudou muito em pouco tempo. O home office passou ser uma realidade para muitas pessoas, e com isso, a relação com o tempo mudou também. Antes a pessoa ia para o trabalho, e depois voltava para a casa. Mas com a pandemia do COVID-19, o número de pessoas que se viram obrigadas a trabalharem em casa aumentou. E como fazer a gestão do seu tempo em um home office? Primeiro: é primordial você separar o tempo de trabalhar e o resto de sua vida. Não é normal você não ter hora para trabalhar, achar que pode responder qualquer tipo de e-mail em qualquer horário. Dê um limite para você. Aprenda a cuidar de você, em ter o seu momento de relaxar, de aproveitar a sua vida em família, em fazer as atividades que você mais gosta de fazer.


Tome cuidado com a velocidade dos acontecimentos. Em tempos onde o whats app faz você responder uma mensagem em segundos, você acaba se perdendo. Não queira resolver todos os problemas em qualquer horário. Respeite que você tem a sua vida, mas as pessoas que trabalham com você também tem a vida delas.



Aprenda usar a tecnologia em seu favor!

Já falamos que a tecnologia e essa velocidade podem fazer com que você não saiba separar o tempo para seus interesses individuais. Mas a tecnologia é uma forma que pode te ajudar bastante em gerenciar o nosso tempo. Existem muitos aplicativos que podem te fazer a separar e organizar o seu tempo.


E aqui vamos destacar dois aplicativos que podem te ajudar a organizar o seu tempo: Google Agenda e Trello.


O Google Agenda é gratuita e contribui para o planejamento, e por poder acessar em qualquer lugar, pode fazer com que todos os compromissos sejam marcados. Literalmente você troca a agenda de papel e vai para a agenda em um aplicativo que vai te lembrar quais são seus compromissos.


O Trello é um aplicativo ideal para tarefas coorporativas. Nele é possível elencar as atividades e distribuí-las entre os membros de um grupo.

Tome cuidado para não ser refém do tempo e ficar perdido entre tantos compromissos

E as atividades inesperadas?

Imprevistos sempre acontecem. E mesmo que você seja a pessoa mais organizada do mundo precisa aprender a lidar com o inesperado. Não entre na pilha de não saber lidar com a incerteza. O que você precisa aprender a não desesperar com imprevistos.


Uma boca dica é colocar margem para o imprevisto. Uma reunião pode acontecer do nada, e isso faz parte da vida. E é preciso entender que a vida pede jogo de cintura. Nem tudo acontece feito o combinado. Mas é preciso saber se adaptar com as incertezas da vida.


Invista em qualidade de vida!

Uma das grandes vantagens de uma boa gestão do tempo é saber priorizar a sua qualidade de vida. Quando você sabe se organizar, as chances de você ter uma qualidade de vida são gigantescas. Mas como investir nessa qualidade de vida? A resposta damos lá em cima. Existem boas práticas para investir na sua vida.


Essas boas práticas podem te ajudar a otimizar o seu tempo, mas lembrem-se: não existe milagre. Você precisa fazer seu esforço. Não se abale caso você falhe. O importante é a mudança de um comportamento. Passe a valorizar mais o seu tempo, comece a se colocar em primeiro lugar.


Venha fazer parte da UniFECAF e inscreva-se hoje mesmo para garantir um futuro promissor na área da saúde.


Seu sonho, nossa meta! 💙


Siga a UniFECAF nas redes sociais:



Nenhuma tag relacionada.

Não perca nada do Universo UniFECAF

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba notícias, dicas de estudo, carreira e muito mais!

Faça o seu Teste
Vocacional aqui!

Fazer o teste

Destaques do YouTube

Artigos relacionados