top of page

Dicas para preencher as horas complementares

Dicas para preencher as horas complementares

Descubra como você pode preencher as suas horas complementares

Dez entre dez estudantes de ensino superior tem um pesado em comum: as horas complementares. E se você não faz a mínima ideia de como preencher as suas horas, nós vamos te explicar tudo envolvendo esse pesadelo universitário!

Afinal, o que são horas complementares?

As horas complementares são atividades que foram instituídas pelo MEC com o objetivo de expandir a visão do aluno sobre a área de atuação. Elas são importantes pois ampliam as noções do aluno sobre o curso e as atividades que ele poderá exercer, além de enriquecer o processo de aprendizagem. Muitos alunos costumam deixar para preencher as horas complementares no final do curso, o que não é recomendado, pois tira o foco dos trabalhos de conclusão do curso. O MEC instituiu algumas atividades que podem ser aceitas pelas instituições como atividade extracurricular:

  1. Semanas acadêmicas

  2. Congressos

  3. Seminários

  4. Palestras

  5. Conferências

  6. Atividades culturais

  7. Publicação em revistas científicas

  8. Integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional

  9. Atividades de iniciação científica, assim como de monitoria acadêmica, entre outras.

Veja as dicas para preencher as horas complementares:

Participe das atividades da Faculdade

Todas as faculdades realizam eventos, palestras, visitas técnicas e projetos que valem horas complementares. Essa é uma ótima oportunidade que muitos deixam passar. Além de conseguir as horas você agrega o conhecimento.

Atividades culturais e lazer

Filmes, peças de teatro e exposições de arte são ótimas atividades e geram muitas horas complementares, mas cuidado, escolha de acordo com o seu curso. A temática da atração precisa estar relacionada com assuntos da graduação. Muitas faculdades precisam de algo que valide a sua participação, pode ser uma resenha, análise ou ingresso.

Aprenda uma nova língua

O conhecimento de um novo idioma além de agregar no conhecimento da um up no currículo. Você pode checar com a coordenação do curso e ver se é possível abater horas com a conclusão do curso.

Faça cursos online

Existem muitas plataformas de cursos online dos mais diversos segmentos e com certificado. Separamos algumas plataformas que podem te ajudar:


Nesse vídeo, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre as horas complementares

Por que a FECAF é a melhor escolha?

Mas lembrem-se que a chave do sucesso é você buscar a realização pessoal. E se você ainda não está naquela área de atuação que gosta, talvez o primeiro passo que possa mudar é a graduação, e com isso você trilhar o seu caminho rumo ao sucesso.

E a faculdade tem papel fundamental nesse processo. A FECAF tem nota 4 no MEC, além de estar entre as 18% melhores faculdades do país. Nós utilizamos a melhor plataforma de ensino do mundo: DSL – Brightspace. Qualquer dúvida que você tiver, pode entrar em contato pelo nosso whats app que te damos todo o suporte.

Mas principalmente: nós estamos preocupados com o futuro dos nossos alunos. Nós acreditamos que você terá uma trajetória de sucesso. E pensando nisso, nós incentivamos a produção de portfólio no decorrer de todo o seu curso, além de propor um currículo flexível e ter a possibilidade de você ter mini certificados no decorrer do curso.

Falando em diplomas e certificados, todos são via Badges, com a tecnologia blockchain, onde todos são verificáveis. Ou seja, não tem como mentir em seu currículo, e passar uma imagem mais séria para o mercado de trabalho.

Outro grande diferencial é o FECAF Carreira, um setor específico com consultorias para você entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível! Além de utilizar a plataforma de empregabilidade – Workalove, e ter um currículo otimizado para o mercado de trabalho!

FECAF: Seu Sonho, Nossa Meta!

Gostou das dicas? Não deixe para depois!

1.481 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page