top of page

5 livros Distópicos imperdíveis para aumentar seu repertório

Atualizado: 9 de mai.

O que é Distopia?

Livros que falam de Distopias

Antes de explicar, vamos falar de utopia, que consiste em um sistema perfeito e preza o bem estar, a felicidade e tudo melhor para as pessoas, ou seja, a sociedade perfeita.


Distopias são narrativas que descrevem sociedades fictícias ou futurísticas caracterizadas por condições opressivas, injustiças sociais, controle autoritário e frequentemente uma atmosfera sombria.


Geralmente ambientadas em um futuro distante, ou não, os escritores nos transportam para aquela realidade diferente, mas que carrega muitas características cotidianas.


A literatura distópica serve para causar reflexões e estranhamento no leitor ao mostrar características políticas e comportamentos que temos, isso nos faz questionar algumas coisas.


Quais são os benefícios da leitura? 

Pessoa incluindo novas palavras em seu repertório, vantagem da leitura.

Através da leitura, somos transportados para diferentes mundos, nos colocamos na pele de personagens diversos e exploramos ideias complexas. Além disso, a leitura nos ajuda a aprimorar habilidades linguísticas, estimula a criatividade e amplia nossa capacidade de reflexão crítica. 


Nos tempos modernos, em meio a um cenário de constante mudança e desafios sociais, a leitura de distopias tem ganhado destaque. Essas narrativas distópicas oferecem um espelho para examinar as falhas da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que exploram possíveis futuros sombrios.


Portanto, a leitura de distopias não apenas satisfaz a nossa curiosidade intelectual, mas também nos estimula a pensar criticamente sobre o mundo ao nosso redor e a buscar soluções para os desafios que enfrentamos.


Listamos as vantagens dessas leituras e o quanto elas são importantes para a realização do Enem. 


Vantagens da Leitura


  • Possibilitando que nossa expressão na linguagem formal, exigida em exames como o Enem, seja cada vez melhor, ajudando-nos a fazer bom uso de sinônimos e articuladores argumentativos.


  • Contribuindo para a seleção de ideias, fatos e informações que podem ser utilizados na construção de argumentos sobre os mais variados temas.


  • Proporcionando bons exemplos de como defender um ponto de vista – demonstrando, por exemplo, como antecipar e rebater contra-argumentos.


  • Auxiliando-nos a compreender a complexidade das relações humanas e a nos colocar no lugar do outro. Isso facilita, por exemplo, a elaboração de propostas de intervenção concretas e bem articuladas ao tema proposto.


Leia estes 5 Livros e aumente seu repertório do Enem


O Conto da Aia – Margaret Atwood 

Livro: O conto de Aia.

Em O conto da Aia Margaret Atwood escreve sobre um totalitarismo cristão. A sociedade foi tomada por um grupo extremista cristão que mata seus governantes, extingue o direito das mulheres e as divide entre férteis e inférteis. 

As férteis são separadas para uma vez por mês serem estupradas pelos líderes e existem para esse único objetivo, trazer novas vidas ao país.


Fahrenheit 451- Ray Bradbury

Livro: Fahrenheit 451

A obra acompanha a história de Guy Montag, um bombeiro que possui a função de criar incêndios e queimar os livros que ainda existem.


Tudo é controlado pelo governo e as informações são dadas por meio de Tvs instaladas nos ambientes. Os livros são proibidos pois o governo tem medo que as pessoas possam se rebelar ao ter contato com o conhecimento.


Um dia Montag conhece Clarisse, sua vizinha de 16 anos, que o faz questionar muitas questões em sua vida. Descontente com o caminho que as coisas estão tomando, Montag tenta mudar a sociedade e sai em busca da felicidade.


1984 – George Orwell


Livro 1984  de George Orwell

Winston vive em uma sociedade completamente dominada pelo Estado, no qual tudo é feito de forma coletiva, porém eles vivem sozinhos. Todos são vigiados pelos olhos atentos do Grande Irmão, uma símbolo político e totalitário do Partido que controla Oceania, por isso ter uma mente livre é considerado crime.


Cansado e angustiado, Winston se rebela com o governo secretamente, pois anseia pela liberdade e pela verdade. Ele se arrisca ao viver um relacionamento com Júlia, e juntos eles criam uma organização revolucionária secreta.


Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

Livro: Admirável Mundo Novo

O Estado totalitário científico projeta os seres humanos, seus comportamentos e qual a posição social.Não existe paixão ou religião, os relacionamentos emocionais intensos são anormais e proibidos.

Em 634 df, depois de Ford, Bernard Marx mesmo pertencendo à elite genética é diferente dos demais, ele se sente excluído e se rebela contra o sistema. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo.


Eu, Robô – Isaac Asimov

Livro: Eu, Robô – Isaac Asimov

Uma das distopias mais clássicas, Eu, Robô, escrito por Isaac Asimov, é um conjunto de nove contos, interconectados pela Dra. Susan Calvin, que apresenta seus relatos sobre a evolução dos autômatos através do tempo. É nesta obra que Asimov apresenta as célebres Três Leis da Robótica, princípios que regem o comportamento dos autômatos em toda a sua trajetória.


Utilize sua nota do ENEM e estude na UniFECAF

Estuda na UniFECAF

A UniFECAF oferece aos estudantes a oportunidade de utilizar sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso nos cursos de graduação. 


  • Utilizando sua nota do ENEM, você tem a chance de obter uma bolsa de estudos ou descontos em sua mensalidade. Fazendo a inscrição via PROUNI, você consegue uma bolsa integral ou parcial, dependendo da sua pontuação e da disponibilidade de vagas para o curso desejado.


Essa modalidade de ingresso permite que os estudantes utilizem seu desempenho no exame como um critério justo e reconhecido para garantir sua vaga na UniFECAF, proporcionando uma oportunidade acessível e meritocrática para a continuidade de sua formação acadêmica.


Inscreva-se já e faça seu sonho virar realidade! 


Seu sonho, nossa meta! 💙


Siga a UniFECAF nas redes sociais:





57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page