top of page

Gestão de tempo: tudo o que você precisa saber

É muito comum você ter a sensação de que o tempo está passando muito rápido e você não está dando conta de tantas tarefas. Muitas pessoas possuem grandes dificuldades em saber gerar o seu tempo, e saber fazer a gestão do tempo pode ser uma habilidade que você precise desenvolver. Neste texto, você vai saber de todos os detalhes sobre gestão de tempo e como a sua vida vai melhorar de forma considerável.

O que é gestão de tempo?

Gestão do tempo é um conjunto de estratégias usado para melhorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas.

O gerenciamento do tempo, portanto, consiste na adoção de uma série de processos e ferramentas que auxiliam o cumprimento de atividades e projetos, dentro dos prazos estabelecidos e com resultados satisfatórios.

Veja as melhores práticas de como otimizar o seu tempo:

Você não sabe como colocar a gestão de tempo em prática? Abaixo, fizemos uma seleção de boas práticas que podem te ajudar a organizar melhor o seu tempo.

  1. Planejamento

  2. Definição de metas

  3. Prazos

  4. Agendamentos

  5. Priorize as tarefas

  6. Delegue tarefas

  7. Organize as pausas

  8. Fuja da procrastinação

E com o home office?

O mundo mudou muito em pouco tempo. O home office passou ser uma realidade para muitas pessoas, e com isso, a relação com o tempo mudou também. Antes a pessoa ia para o trabalho, e depois voltava para a casa. Mas com a pandemia do COVID-19, o número de pessoas que se viram obrigadas a trabalharem em casa aumentou. E como fazer a gestão do seu tempo em um home office? Primeiro: é primordial você separar o tempo de trabalhar e o resto de sua vida. Não é normal você não ter hora para trabalhar, achar que pode responder qualquer tipo de e-mail em qualquer horário. Dê um limite para você. Aprenda a cuidar de você, em ter o seu momento de relaxar, de aproveitar a sua vida em família, em fazer as atividades que você mais gosta de fazer.

Tome cuidado com a velocidade dos acontecimentos. Em tempos onde o whats app faz você responder uma mensagem em segundos, você acaba se perdendo. Não queira resolver todos os problemas em qualquer horário. Respeite seus limites.

E as atividades inesperadas?

Imprevistos sempre acontecem. E mesmo que você seja a pessoa mais organizada do mundo precisa aprender a lidar com o inesperado. Não entre na pilha de não saber lidar com a incerteza. O que você precisa aprender a não desesperar com imprevistos.

Uma boca dica é colocar margem para o imprevisto. Uma reunião pode acontecer do nada, e isso faz parte da vida. E é preciso entender que a vida pede jogo de cintura. Nem tudo acontece feito o combinado. Mas é preciso saber se adaptar com as incertezas da vida.

Invista em qualidade de vida!

Uma das grandes vantagens de uma boa gestão do tempo é saber priorizar a sua qualidade de vida. Quando você sabe se organizar, as chances de você ter uma qualidade de vida são gigantescas. Mas como investir nessa qualidade de vida? A resposta damos lá em cima. Existem boas práticas para investir na sua vida.

Essas boas práticas podem te ajudar a otimizar o seu tempo, mas lembrem-se: não existe milagre. Você precisa fazer seu esforço. Não se abale caso você falhe. O importante é a mudança de um comportamento. Passe a valorizar mais o seu tempo, comece a se colocar em primeiro lugar.

589 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Gestão de tempo ótimo estudo!👏🏻

Like
bottom of page