No segundo semestre as empresas começam a focar no planejamento estratégico para o próximo ano. O período é marcado por novas ideias e estratégias que fazem parte do planejamento, incluindo a análise de indicadores de desempenho mais comuns, usados para verificar a performance de diferentes áreas.
Com o cenário empresarial evoluindo em ritmo acelerado, impulsionado pela inovação tecnológica, pelas mudanças nas expectativas dos consumidores e por transformações econômicas mundiais, é possível prever que 2026 seja um ano marcado por desafios. Isso demanda uma gestão empresarial eficiente, pronta para um mercado competitivo e tecnológico. O foco da gestão empresarial será a produtividade.
Relatórios de consultoria e estudos nacionais desenvolvidos por empresas como EY e McKinsey mostram que a prioridade imediata das empresas brasileiras é melhorar produtividade e eficiência, enquanto a transformação digital ganha prioridade, devendo ser aplicada de forma estratégica e orientada a resultados.
Segundo documento sobre desafios e tendências das empresas na América Latina em 2025, desenvolvido pela EY, as empresas no Brasil consideram “melhorias operacionais, produtividade e redução de custos” como o desafio interno mais importante a ser enfrentado. Logo atrás, vem o desafio de crescimento na participação de mercado, seguido pela tendência da tecnologia e transformação digital.
Foco na produtividade é tendência de gestão empresarial em 2026
Por definição, de acordo com o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), produtividade é a expressão da eficiência de qualquer negócio. Portanto, manter boas práticas na gestão e estimular o trabalho de forma organizada, incluindo mapeamento de processos, padronização de procedimentos, uso de ferramentas de gestão e promoção de melhoria contínua são fatores que podem fazer toda diferença. O uso dos melhores sistemas de gestão empresarial é um aliado nesse processo, auxiliando o bom desempenho de forma organizada e sustentável.
Entre as tendências para alcançar crescimento em 2026 estão a tecnologia e a inovação, além da valorização da experiência do cliente, a segurança de dados, ecossistemas colaborativos e insights a partir de dados anteriores. As organizações de sucesso serão aquelas que integram inovação com visão estratégica, as que permanecerão ágeis e responderão às demandas em constante evolução por parte dos consumidores.
Tecnologia e inovação
A tecnologia anda lado a lado com a produtividade, impulsionando-a. “A tecnologia deixou de ser apenas uma ferramenta de apoio e passou a ser o centro da estratégia de produtividade nas empresas. Sistemas de gestão integrados permitem medir indicadores em tempo real, identificar gargalos e direcionar esforços para o que realmente gera resultado. Esse é o caminho das empresas que querem se manter competitivas em 2026”, aponta o engenheiro e sócio da Nomus, Thiago Leão.
Segundo o World Economic Forum (2025), até 2026 mais de 40% das funções empresariais serão impactadas por automação e análise de dados. No próximo ano, o crescimento empresarial será moldado pela tecnologia e inovação. Empresas que adotarem automação, personalização, sustentabilidade e transformação digital tenderão à prosperidade no mercado.
Cuidar de pessoas
As tendências para 2026 incluem o cuidado com as pessoas, com a saúde mental e com o equilíbrio de carga. Isso porque a adoção de ferramentas tecnológicas pode provocar efeitos como exaustão digital nos profissionais. Estar atento a horários e metas, tendo em vista dados reais; promover pausas produtivas; estimular feedbacks baseados em desempenhos; além de manter a transparência no acompanhamento são pontos fundamentais.
Nesse contexto, flexibilidade da força de trabalho, à medida em que o remoto se torna uma característica permanente das operações corporativas, é sinônimo de avanço. Modelos híbridos, que equilibram colaboração presencial com o trabalho remoto, são exemplos de flexibilização, que aumentam a satisfação de colaboradores, reduzem a rotatividade e atraem talentos. Ao fomentar uma cultura que valoriza a adaptabilidade, as empresas podem incentivar a inovação, a criatividade e a eficiência.
Privacidade e segurança de dados
À medida que as empresas se tornam cada vez mais digitais, a privacidade e a segurança de dados são pontos que merecem atenção por parte da gestão. Coleta, armazenamento e uso de dados pessoais precisam ser feitos de forma bastante cautelosa, considerando transparência com clientes, além de controle e proteção de informações.
Inovação na experiência do cliente
A inovação na experiência do cliente vai além da prestação de serviços. Organizações que avaliam continuamente o feedback, monitoram as métricas de satisfação e aprimoram ofertas já estão à frente. Ao promover uma cultura centrada na experiência, as empresas podem se diferenciar em mercados competitivos, aumentar as taxas de retenção e impulsionar a fidelização de clientes.
Análise preditiva
A análise preditiva corresponde a insights a partir de dados e experiências anteriores, que auxiliam na antecipação de tendências de mercado, comportamento do consumidor e desafios operacionais. Tudo isso culmina na definição do crescimento dos negócios, permitindo que as empresas maximizem a eficiência e impulsionem a receita, atingindo retorno de forma sustentável.
Nesse contexto de transformação empresarial, o ensino superior desempenha um papel essencial na formação de profissionais preparados para lidar com dados, tecnologia e estratégias orientadas por inovação. Instituições modernas, como a UniFECAF capacitam estudantes para compreender tendências, interpretar métricas, desenvolver soluções centradas no cliente e atuar com responsabilidade digital. Assim, o ensino superior se torna um pilar para sustentar a competitividade das empresas e formar líderes capazes de impulsionar negócios em um mercado cada vez mais analítico e dinâmico.
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