top of page

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Atualizado: 21 de mar.


Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.


O que é Análise Desenvolvimento de Sistemas?


O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é ideal para entusiastas do meio tecnológico. Ele oferece diversas oportunidades de carreira e a possibilidade de contribuir para o avanço das inovações que estão moldando o futuro.


É uma formação que prepara os alunos para atuarem em diversas áreas, como desenvolvimento de aplicativos, sistemas de informação, entre outras. O curso de ADS é altamente valorizado no mercado de trabalho devido à crescente demanda por profissionais qualificados para lidar com a evolução tecnológica constante.


Leia este artigo e saiba tudo sobre a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.


Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas



Como é a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas,

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foca em passar para os alunos conhecimentos fundamentais e habilidades práticas em tecnologia da informação


Durante o curso, você terá a oportunidade de trabalhar em projetos reais desde os primeiros semestres. A graduação na UniFECAF combina teoria e prática para prepará-lo para os desafios tecnológicos de hoje, o que tem sido muito eficaz, com nossos alunos garantindo cargos bem remunerados antes mesmo de concluírem a graduação.


Este método inclui uma variedade de atividades práticas, análise de casos reais e visitas estratégicas a empresas da área. Essas experiências são criadas para oferecer uma visão do dia a dia no campo da tecnologia, ajudando você a entender melhor o que esperar e como se destacar nesse setor.


A integração entre aprendizado e experiência profissional direta proporciona os conhecimentos e habilidades essenciais para uma carreira de sucesso e inovadora.


Neste curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você não precisa fazer estágio obrigatório. No entanto, terá oportunidades de participar de atividades adicionais que contam horas extras, que serão somadas ao final do curso.


Carreira e trabalho de quem faz curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?


A carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é um mercado que está em constante crescimento. Quem se forma nessa área pode trabalhar em várias setores, como empresas de software, consultorias, bancos, jogos e órgãos públicos. Os cargos variam, confira alguns deles: 



Carreira e trabalho de quem faz Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Desenvolvedor de Software


O desenvolvimento de software se destaca como a base de todos os sistemas e aplicações digitais que utilizamos no dia a dia, os desenvolvedores de software estão por trás da criação, teste e manutenção dessas soluções essenciais. 


Analista de Sistemas


É fundamental para entender e traduzir as necessidades empresariais em soluções técnicas eficazes. Analistas de sistemas conectam negócios e tecnologia, garantindo que os sistemas atendam aos requisitos e objetivos empresariais.


Coordenador de projetos de TI


Profissionais capazes de planejar, executar e supervisionar projetos de TI, assegurando sua entrega dentro do prazo e orçamento, são essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento tecnológico.


Além desses segmentos, o profissional pode atuar para pequenos empreendedores, apenas prestando assessoria. A transformação digital das empresas aumenta a demanda por esses profissionais, tornando a carreira em tecnologia uma das mais promissoras da atualidade


O que o mercado de trabalho exige do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas



Soft skills do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O mercado de trabalho para formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é competitivo, por isso os profissionais precisam de um conjunto de habilidades técnicas e interpessoais.


A maioria das Instituições de ensino superior não incluem as soft skills listadas, mas a UniFECAF garante o desenvolvimento de todas essas habilidades comportamentais dentro da grade curricular do curso . São elas: 


  • Organização e Gestão do tempo;

  • Raciocínio Analítico;

  • Capacidade Analítica e Resolução de Problemas;

  • Habilidades Interpessoais e de Comunicação.

Possuir e desenvolver essas habilidades é de extrema importância para quem deseja construir uma carreira em ADS. Essas habilidades são essenciais para se destacar e abrir portas para oportunidades de sucesso na carreira.


Grade curricular do curso de Análise e Desenvolvimento de sistemas?


No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), você estudará disciplinas importantes que abordam os principais aspectos da tecnologia da informação. Algumas das matérias essenciais são:


  • Programação: Introdução a diversas linguagens de programação, focando na lógica e na capacidade de desenvolver softwares eficientes.


  • Banco de Dados: Ensina a criar, manter e otimizar bases de dados, uma habilidade essencial na gestão da informação.


  • Engenharia de Software: Aborda as metodologias para o desenvolvimento de software, incluindo a análise de requisitos, design, teste e manutenção.


  • Redes de Computadores: Fornece conhecimentos sobre a infraestrutura necessária para a comunicação de dados.


  • Gestão de Projetos de TI: Desenvolve habilidades para planejar e gerenciar projetos tecnológicos, garantindo que sejam entregues no prazo, com qualidade e dentro do orçamento.

Disciplinas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas


Além dessas disciplinas base, você também terá matérias mais específicas que são importantes para o desenvolvimento profissional e acadêmico, tais como:


  • Desenvolvimento de Softwares seguros: Foca na criação de aplicações que priorizam a segurança desde o início, utilizando práticas e técnicas que protegem dados e sistemas contra vulnerabilidades e ataques cibernéticos.


  • Machine learning e Chat bot: Combina o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para analisar e interpretar dados, com a implementação de chatbots que oferecem interações automatizadas e personalizadas com usuários.


  • Segurança da Informação: Ensina técnicas e práticas para proteger dados e sistemas contra invasões e vazamentos.


Para complementar o aprendizado, o curso inclui atividades práticas e eventos que ocorrem dentro da Instituição, que enriquecem a experiência da graduação, demonstrando os desafios da rotina de um Analista de Sistemas, São elas:


  • Análise de Casos: Através da análise de estudos de caso reais, você desenvolverá habilidades críticas de pensamento e solução de problemas, essenciais para enfrentar os desafios do mundo profissional.


  • Atividades práticas: Pensando no mercado de trabalho, temos laboratórios de informática onde é feito atividades que simulam o dia a dia do profissional. 

  • Visitas Técnicas: Estas atividades oferecem uma visão do mundo real das operações diárias em empresas e organizações, permitindo-lhe aplicar e observar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula.


O curso da UniFECAF tem como objetivo equipá-lo com as habilidades e conhecimentos específicos necessários para se destacar em sua futura carreira. Saiba mais sobre a grade curricular do curso acessando aqui.


Diferenciais da UniFECAF


Diferenciais da UniFECAF: Aprendizado diferenciado e infraestrutura completa.

A grade curricular da UniFECAF conta com com disciplinas eletivas, que ampliam o seu aprendizado para além do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.


Disciplinas eletivas, são matérias de outros cursos que permite aos estudantes da UniFECAF uma formação mais rica e diversificada. Entre as opções disponíveis, destacam-se: Digital marketing e social, comunicação assertiva ou Libras. 


Acreditamos no conhecimento integrado, por isso temos programas de Intercâmbio Digital com instituições de ensino internacionais e possibilitamos que você faça algumas disciplinas em uma universidade estrangeira, de forma remota, o que te garante um para impulsionar seu currículo e Linkedin.


A UniFECAF se destaca nesse aspecto, oferecendo micro certificações a cada semestre durante a graduação. Esse processo não apenas facilita sua entrada no mercado de trabalho, mas também assegura um diferencial competitivo significativo em sua carreira.


Em quais modalidades o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está disponível na UniFECAF?


A formação em ADS na UniFECAF oferece a flexibilidade de ser cursada tanto no formato presencial quanto no EAD. 


Independentemente da modalidade escolhida, a grade curricular é cuidadosamente planejada, com disciplinas adaptadas para o formato digital, garantindo que o aprendizado seja claro, assim como no ensino presencial.


Dessa forma, você terá a oportunidade de absorver o conteúdo de maneira consistente e completa.


Na UniFECAF, nosso compromisso é assegurar que a qualidade da educação seja mantida em ambas as modalidades, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora, alinhando suas necessidades e preferências.


Qual a diferença entre EAD e Presencial na UniFECAF?


A principal diferença do Ensino a Distância é a comodidade de estudar de qualquer lugar este é o diferencial mais significativo.


Na UniFECAF, transmitimos os conteúdos de forma clara e acessível, garantindo que todas as informações necessárias sejam apresentadas para otimizar seu aprendizado.


Adaptamos nossa metodologia de ensino para atender às demandas específicas dos alunos de ensino a distância, assegurando uma experiência educacional mais completa.


Ressaltamos que o Diploma de conclusão do curso é o mesmo tanto para quem faz o curso presencial quanto o Ensino a Distância, não havendo diferenciação do peso para o mercado de trabalho. Criando uma experiência de aprendizado interativa e envolvente, transformando sua jornada acadêmica em algo verdadeiramente enriquecedor.


Além disso, os cursos online oferecem aulas ao vivo semanais, onde você pode tirar dúvidas e interagir com os professores, enriquecendo seu aprendizado.


Para quem é indicado o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD da UniFECAF?


O Ensino a Distância é perfeito para pessoas que só conseguem estudar em horários que se encaixam em sua agenda.





Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD na UniFECAF

Além disso, o EAD da UniFECAF se destaca como uma alternativa para aqueles que residem longe da faculdade. Essa opção proporciona uma certa comodidade, evitando o risco de perder aulas presenciais devido a questões logísticas.


O EAD proporciona uma educação de qualidade, independentemente da sua localização geográfica, ampliando o acesso ao ensino superior de maneira eficiente.


Destacamos que a UniFECAF conta com uma rede de Polos distribuídos por vários estados do Brasil, permitindo que você realize seus estudos na modalidade EAD de forma conveniente e acessível. Explore nossa lista de Polos e escolha aquele mais próximo de sua localidade para iniciar sua inscrição.


Essa modalidade é a solução prática e eficaz para quem busca uma formação sólida sem abrir mão da conveniência e da qualidade educacional.


Para quem é indicado o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Presencial da UniFECAF?


Essa modalidade de ensino é indicada para aqueles que gostam de interação em sala de aula e buscam uma experiência de aprendizado mais imersiva.


Além do contato direto, é possível utilizar os laboratórios, as salas de estudos da biblioteca, participar de eventos e ter acesso aos espaços dinâmicos e tecnológicos focado no aprendizado com entretenimento (Edutainment), que somente a UniFECAF possui. Acesse aqui e faça um tour virtual.


Análise e Desenvolvimento de Sistemas Presencial na UniFECAF


O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é difícil?


Para você, que está preocupado com a dificuldade do curso, é fundamental lembrar que a perseverança e a curiosidade são chaves para o sucesso em qualquer área, especialmente em tecnologia


Lembre-se, de que o aprendizado é um processo contínuo e a tecnologia está sempre evoluindo. Abrace os desafios como oportunidades de crescimento e não hesite em buscar apoio de professores e colegas.


Com dedicação e o apoio da UniFECAF, você pode superar qualquer obstáculo e prosperar na área.


Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um curso de humanas ou exatas? 


Análise e Desenvolvimento de Sistemas é de exatas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está dentro das Ciências Exatas, devido ao seu forte embasamento em matemática, lógica e princípios de engenharia de software. 


No entanto, o curso inclui aspectos das Ciências Humanas, como gestão de projetos e interface , reconhecendo a importância de criar tecnologias que atendam às necessidades das pessoas.


Esse misto de conhecimentos prepara os alunos para os aspectos técnicos e humanísticos da carreira.


Quanto tempo dura o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?


Seguindo as regras do Ministério da Educação (MEC), o curso na UniFECAF dura 2 anos e 5 meses, oferecendo um equilíbrio entre teoria e prática.


Você pode escolher a modalidade que melhor se encaixe em sua rotina, a UniFECAF está sempre facilitando o acesso à educação de qualidade sem que haja a necessidade de sacrificar compromissos pessoais ou profissionais.


A duração de 2 anos e meio para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é projetada para atender a uma combinação de objetivos educacionais e profissionais. 


Aqui estão os principais motivos que justificam essa duração:


Eficiência e Foco


O curso é estruturado para ser eficiente e focado, permitindo que os estudantes adquiram rapidamente as competências técnicas essenciais. 


Equilíbrio entre Teoria e Prática


O curso oferece um equilíbrio ideal entre conhecimento teórico e experiência prática. Isso permite que os estudantes apliquem o que aprenderam em projetos reais e estágios, essenciais para a compreensão completa do campo.


Acessibilidade e Flexibilidade


Um curso mais curto proporciona maior acessibilidade e flexibilidade para os estudantes, incluindo aqueles que já estão trabalhando ou que não podem se comprometer com programas mais longos devido a restrições de tempo ou financeiras.


O tempo de duração do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniFECAF é perfeito para fornecer educação de alta qualidade.


Preparando você para a carreira que deseja seguir, mantendo o curso alinhado com as expectativas dos empregadores e as tendências mercadológicas futuras. 

Qual o valor de um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?


O investimento para a graduação em ADS pode variar, porque depende da instituição, mas a média é de R$180 podendo chegar até R$1.300,00.


Na UniFECAF, oferecemos diversas opções facilitadoras para você dar o primeiro passo para o futuro acadêmico e profissional. Com sua nota no ENEM, você pode conseguir bolsas de estudo ou descontos na mensalidade.


Além disso, para aqueles que desejam seguir um caminho mais tradicional, oferecemos a opção do vestibular  online, desde a inscrição até a prova, facilitando o seu acesso independentemente de onde você esteja. 


Possuímos também uma bolsa institucional que varia entre 45% e 55% de desconto, tornando a educação superior mais acessível, com cursos presenciais a partir de R$500,00 e cursos EAD a partir de R$180,00, garantindo opções que se adaptam às suas necessidades e orçamento.


Não perca a oportunidade de construir a carreira dos seus sonhos.  

Acesse nosso portal agora mesmo e garanta sua vaga! Junte-se à UniFECAF e comece a trilhar seu caminho para o sucesso.


Qual o salário de quem faz Análise e Desenvolvimento de Sistemas?


Quanto ganha um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Profissionais qualificados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) estão em alta, então os salários iniciais podem variar, mas costumam ser competitivos, geralmente entre R$ 3.000 e R$ 4.500.


O salário médio de um profissional em ADS no Brasil é de R$3.500 podendo chegar atéR$17.000, mas tudo isso do tempo de experiência, nível de conhecimento do profissional e segmento da empresa, pois há cargos públicos que o salário pode chegar até R$50.000 


O potencial de crescimento na carreira é um atrativo considerável, com oportunidades de evolução rápida tanto em termos de posição quanto de salário.


Quais são as áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas mais bem remuneradas?


Dentro do campo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, algumas áreas se destacam por oferecer salários particularmente atrativos. 


Setores como segurança da informação, desenvolvimento de sistemas financeiros e tecnologias emergentes, geralmente recebem salários mais altos.

Listamos as três principais áreas mais bem pagas:  


Segurança da Informação 


Com o aumento de dados gerados e a crescente preocupação com privacidade e proteção de informações, especialistas em segurança da informação estão em alta demanda.


Profissionais capazes de prevenir, detectar e responder a ameaças cibernéticas são essenciais para qualquer organização, comandando salários premium.


Desenvolvimento para o Setor Financeiro (FinTech)