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Luta antimanicomial: O ensino superior como agente de mudança

Imagem do(a) autor(a) do texto - Viviane S. Lhacer Por  Viviane S. Lhacer   • 30 de Setembro de 2025 • 4 min para ler

Em 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, uma data que marca a resistência contra práticas de exclusão e violência em instituições psiquiátricas. 

 

A luta antimanicomial envolve direitos humanos, inclusão social e a construção de novas práticas de cuidado em liberdade para pessoas em sofrimento psíquico.

 

 

Palestra sobre o dia da luta antimanicomial na UniFECAF

 

 

O movimento surgiu no Brasil na década de 1980 e segue ativo, especialmente no contexto universitário, onde cursos como Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Medicina e áreas afins formam profissionais preparados para atuar com ética e empatia.

 

 

Origem da Luta Antimanicomial no Brasil

 

A luta antimanicomial brasileira tem como marco o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental de Bauru, realizado em 1987. 

 

Foi nesse evento que nasceu o manifesto “Por uma sociedade sem manicômios”, questionando o modelo de internação prolongada em hospitais psiquiátricos e exigindo uma reforma profunda na forma de tratar a saúde mental.

 

Segundo o portal do Ministério da Saúde, a Reforma Psiquiátrica Brasileira ganhou força com a promulgação da Lei nº 10.216/2001, conhecida como Lei Paulo Delgado, que “dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental” (Ministério da Saúde).

 

 

O que defende o movimento antimanicomial?

 

O movimento propõe o fim das internações manicomiais e a construção de uma rede de cuidado psicossocial baseada na liberdade, no respeito e na dignidade. Entre os pilares defendidos estão:

 

Substituição de hospitais psiquiátricos por CAPS (Centros de Atenção Psicossocial);

Tratamento em liberdade com inserção comunitária;

Direitos civis garantidos às pessoas com transtornos mentais;

Fim do estigma e da segregação social.

 

 

Mostra cultural da luta antimanicomial na UniFECAF.JPG

 

 

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), “a internação deve ser a última medida e, sempre que possível, substituída por cuidados comunitários e familiares” (CFP).

 

 

A relação do Ensino Superior na Luta Antimanicomial

 

Formação acadêmica crítica e humanizada

 

A atuação profissional em saúde mental requer uma formação que vá além do conteúdo técnico. É essencial que o estudante compreenda os aspectos éticos, sociais e políticos do cuidado em saúde mental. 

 

Dessa forma, cursos de graduação em Psicologia, Enfermagem, Serviço Social e Medicina desempenham papel estratégico.

 

Além disso, em universidades comprometidas com os direitos humanos, a Luta Antimanicomial é abordada em disciplinas, projetos de extensão e pesquisas científicas.

 

Segundo a Fiocruz, “a luta antimanicomial é também uma luta pela formação de profissionais sensíveis ao sofrimento humano e capacitados a atuar fora da lógica excludente dos hospitais psiquiátricos”.

 

 

Interdisciplinaridade e ação social

 

A complexidade da saúde mental exige ações conjuntas. Por isso, a formação universitária deve favorecer a interdisciplinaridade, promovendo o diálogo entre áreas como Psicologia, Direito, Sociologia, Educação e Saúde Coletiva.

 

 

Luta Antimanicomial na UniFECAF.JPG

 

Nesse sentido, a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) reforça que “as universidades têm papel estratégico ao preparar profissionais para o cuidado em liberdade e para fortalecer as políticas públicas antimanicomiais”.

 

 

Desafios e perspectivas futuras

 

Apesar dos avanços, a luta antimanicomial enfrenta retrocessos. Dados do Observatório de Saúde Mental da Fiocruz alertam que o número de leitos em hospitais psiquiátricos ainda é expressivo no Brasil, e a desativação dessas estruturas avança lentamente. 

 

Além disso, há um movimento de tentativa de retorno ao modelo asilar, o que gera preocupação entre especialistas.

 

Por isso, é papel do ensino superior manter viva a memória da luta, formar profissionais conscientes e defender o modelo de cuidado centrado no ser humano. 

 

Universidades comprometidas com a transformação social devem promover o debate sobre a saúde mental desde os primeiros períodos dos cursos, com vivências reais e projetos que aproximem os estudantes das redes de atenção psicossocial.

 

 

Ensino Superior: pilar de uma nova sociedade

 

Em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), a UniFECAF promoveu uma mostra cultural interdisciplinar e sensível, com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da luta pelos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.

 

A atividade contou com a participação ativa de alunos do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que trouxeram vivências, expressões artísticas e reflexões potentes sobre o cuidado em liberdade.

 

A programação incluiu exposições, performances, poesias, intervenções visuais, além de um espaço interativo com a “Caixa do Desabafo” e as “Pílulas de Afeto”, onde os participantes puderam escrever mensagens anônimas, desabafar livremente e trocar palavras de carinho e incentivo.

 

A proposta visou estimular o acolhimento, a empatia e o diálogo aberto sobre saúde mental dentro do ambiente universitário.

 

Encerrando o evento, uma palestra motivacional destacou o papel transformador dos futuros psicólogos, reforçando a importância de sua atuação ética, humana e comprometida com os princípios da reforma psiquiátrica.

 

A ação foi realizada com o apoio de projetos sociais da região e organizada pela coordenadora do curso de Psicologia da UniFECAF, Paula Coimbra, reafirmando o compromisso da instituição com a formação cidadã, a valorização da saúde mental e a promoção de um ensino superior conectado às demandas da sociedade.

 

Coordenadora do curso de psicologia.jpg da UniFECAF palestrando

 

Este é um excelente motivo para você escolher a UniFECAF e se matricular no curso de Psicologia, onde o ensino vai além da teoria: aqui, você aprende a cuidar com empatia, atuar com ética e transformar vidas de verdade.

 

 

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"A verdadeira revolução na saúde mental começa quando cuidamos com o coração, ouvimos com empatia e educamos para a liberdade. Que essa luta siga presente em cada aula, em cada ação e em cada profissional formado". 

 

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