top of page

Por que é importante descansar nas férias?

Atualizado: 20 de mai.


Vista da praia, descansando nas férias.

Descansar nas férias é necessário


Qual é a primeira coisa que você imagina quando pensa em férias? Descansar, né? Seja fazendo uma viagem, fazendo passeios ou ficar em casa vendo alguma série. 


Mas nem todo mundo consegue compreender a importância de descansar nesse período de férias. Nesse post, você vai entender direito por que é tão perigoso quem não tem aquele momento destinado para descansar.


Existem muitas pessoas que não conseguem descansar, elas não conseguem parar quietas, e isso é muito perigoso. Todo mundo está cansado, e isso é quase um fato. 


Você com certeza já escutou de alguém que está cansado, que precisa de férias, que não aguenta mais. E as pessoas que fazem jornadas duplas: estudar e trabalhar, acabam tendo rotinas excessivas. 


É muito comum as pessoas acordarem muito cedo e irem trabalhar e só chegarem em casa muito tarde por estar fazendo faculdade.


Como saber se eu preciso descansar?


Como saber se estou precisando descansar

Quando a pessoa tem uma rotina bastante estressante, ela acaba juntando uma série de efeitos colaterais que não são bem-vindos. 


Mas alguns sintomas podem gerar algum tipo de alerta. Esses podem ser:


  1. Irritabilidade, angústia e nervosismo;

  2. Provoca comportamento antissocial, tira a espontaneidade;

  3. Afeta a capacidade física, dificulta manter a boa postura;

  4. Descontrola o apetite, reduz o tono muscular e força;

  5. Causa ansiedade e depressão.


A importância da qualidade de vida


Quando se fala em descansar, se fala em ter qualidade de vida. Mas nem todos sabem por que é tão importante ter qualidade de vida. 


Para você ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, considera qualidade de vida a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. 


Em outras palavras, a vida é muito mais que pagar boletos. A pessoa precisa ter lazer, um tempo para cuidar de si própria, e principalmente, ter um sono regularizado.


Exemplos de como melhorar a sua qualidade de vida

Cuide da sua saúde mental

Existem inúmeras formas de você melhorar a qualidade de vida. De você tentar ter um olhar mais positivo para a sua vida. 


Veja alguns exemplos simples e que aos poucos você vai conseguir colocar o seu bem-estar na sua rotina diária.


  1. Tenha metas alcançáveis

  2. Identifique seus sinais de cansaço

  3. Faça pelo menos 30 minutos de atividade física

  4. Tenha mais momentos de gratidões

  5. Faça uma seleção de notícias, mas não fique alienado(a)

  6. Tenha um ritual matinal

  7. Busque ter uma alimentação saudável.


Se você reparar, não são tarefas difíceis. Você não precisa fazer tudo de uma vez. Aos poucos, você vai conseguindo colocar a sua vida em ordem. E lembre-se: cuide de você primeiro, se ame mais do que você possa amar os outros, mesmo que eles sejam importantes. 


Tome cuidado com o Burnout!


Essa é uma doença que está se tornando cada vez mais comum entre as pessoas. E a falta de descanso está totalmente ligado à Síndrome de Burnout, ou à Síndrome do Esgotamento Mental. 


Férias: o período ideal para descansar


No período letivo, os alunos ficam sempre envolvidos com questões rotineiras da faculdade (estudar, fazer provas, apresentar seminários), e junto com as questões do dia-a-dia, como o trabalho ou questões pessoais acabam não dando tempo de descansar. 


Quando chegam as férias, a maioria das pessoas compreendem que esse é o momento ideal para poder aproveitar o tempo livre. Mesmo que a pessoa fique apenas de férias na faculdade, ela consegue um tempo livre durante o dia.

Cuidar do seu bem-estar e da sua saúde mental é essencial. Não é por acaso que um número crescente de pessoas está se interessando pelo curso de psicologia. 


Muitas se matriculam para compreender melhor os problemas de saúde mental e aprender a lidar com eles de maneira eficaz.


Como é o curso de Psicologia na UniFECAF


Como é o curso de psicologia da UniFECAF

Na UniFECAF, nós temos Psicologia em nossa grade de cursos de graduação, ele tem nota máxima no MEC. Com professores especialistas e antenados no mercado de trabalho, o curso consegue unir a teoria com a prática. 


Ao ingressar em uma faculdade como a UniFECAF que está entre as melhores 18% faculdades do país, o aluno desde do primeiro dia vai ser influenciado a produzir portfolios.


Além de que o aluno que fizer Psicologia na FECAF tem acesso ao setor de empregabilidade da faculdade. 


Nós te damos todo o suporte necessário para o aluno conseguir ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível. Além de utilizar a plataforma de empregabilidade – Workalove, e ter um currículo otimizado para o mercado de trabalho!


Grade curricular do curso de Psicologia


A grade curricular do curso de Psicologia conta com disciplinas como ética em psicologia, bases históricas da psicologia, introdução à psicanálise, entre outras. 


Na UniFECAF, você terá a oportunidade de explorar disciplinas fundamentais para uma melhor compreensão do campo de estudo, são disciplinas mais teóricas, que são a base da Psicologia. 


Entre estas, incluem-se:


  • Bases históricas da Psicologia: Esta disciplina explora as origens e desenvolvimento da psicologia como campo científico, abordando desde as contribuições filosóficas e fisiológicas iniciais até as principais escolas de pensamento e teorias que moldaram a disciplina ao longo do tempo.


  • Atuação PsicossocialNesta disciplina, os alunos aprendem sobre a aplicação dos princípios psicológicos na compreensão e intervenção em questões sociais e individuais. Isso inclui o estudo de processos de grupos, dinâmica social, preconceito, discriminação e estratégias de intervenção psicossocial.


  • Introdução à Psicanálise:  Essa disciplina oferece uma introdução aos princípios fundamentais da psicanálise, teoria desenvolvida por Sigmund Freud. Os alunos exploram conceitos como o inconsciente, os mecanismos de defesa, a análise dos sonhos e o desenvolvimento psicossexual, além de discutir a aplicação clínica da psicanálise.


Você também mergulhará em matérias mais especializadas que são vitais para o seu desenvolvimento profissional, conhecendo diferentes segmentos da profissão, como:


  • Psicologia comunitária:  Esta disciplina foca na aplicação da psicologia para promover o bem-estar e a saúde mental em comunidades. Os alunos aprendem sobre estratégias de intervenção comunitária, participação social, empoderamento e desenvolvimento de programas de prevenção e promoção da saúde mental.


  • Psicologia Hospitalar:  Nesta disciplina, os alunos aprendem sobre a aplicação da psicologia em contextos hospitalares, trabalhando com pacientes, familiares e equipes de saúde para lidar com questões emocionais, psicológicas e de adaptação relacionadas à doença, trauma e procedimentos médicos.


  • Psicologia social e jurídica:  Essa disciplina explora a interseção entre a psicologia e o sistema jurídico, abordando questões como o testemunho de crianças, avaliação de capacidade mental, psicologia forense, mediação de conflitos, criminologia e justiça restaurativa. Os alunos aprendem sobre o papel do psicólogo em contextos legais e judiciais, contribuindo para a compreensão e resolução de questões complexas envolvendo o comportamento humano e a lei.


Para complementar o aprendizado, o curso inclui uma série de atividades práticas e eventos que ocorrem dentro da Universidade com certificados, que enriquecem a experiência educacional, demonstrando os desafios da rotina de um engenheiro de produção. 


Entre elas estão:


  • Aulas Magnas: São aulas que ocorrem durante o curso, onde convidamos profissionais renomados do mercado para abordar sobre um tema específico, assim, os alunos têm a chance de aprender com especialistas da área e conhecer mais sobre a jornada da profissão escolhida.


  • Estágios: Oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em um ambiente profissional real, visando o desenvolvimento de habilidades específicas da área.


  • Análise de Casos: Através da análise de estudos de caso reais, você irá aprimorar as críticas de pensamento e solução de problemas, essenciais para enfrentar os desafios do mundo profissional.


  • Palestras: Durante a graduação, oferecemos palestras com nossos professores para trocar ideias específicas sobre o curso, incluindo semanas temáticas, como por exemplo: Semana da saúde. Além disso, ao participar dessas palestras, você tem a oportunidade de obter certificados para horas complementares.


  • Eventos: Exposições de projetos realizados pelos alunos para abordar assuntos específicos, assim saímos um pouco da rotina da sala de aula. 


  • Clínica Escola de Psicologia; Na UniFECAF, temos o privilégio de contar com a Clínica-Escola de Psicologia, um espaço onde nossos alunos de últimos semestres têm a oportunidade de estagiar prestando atendimento psicológico à comunidade e vivenciar na prática o dia a dia da profissão através da psicoterapia.


A clínica não apenas beneficia nossos estudantes, mas também presta um valioso serviço à comunidade local.


Nossa abordagem única inclui a cobrança de um valor simbólico pelas consultas, tornando os serviços acessíveis a todos que necessitam de apoio psicológico, ao mesmo tempo em que proporciona aos alunos uma experiência enriquecedora e prática sob a supervisão de profissionais.


Essa integração entre aprendizado acadêmico e contribuição social destaca nosso compromisso em formar psicólogos capacitados às necessidades da comunidade.


Com um currículo diversificado, o curso da UniFECAF tem como objetivo não apenas fornecer uma base em teorias e práticas fundamentais, mas também equipá-lo com as habilidades e conhecimentos específicos necessários para se destacar em sua futura carreira.


Diferenciais da UniFECAF


Nota máxima no MEC

Nos orgulhamos em dizer que somos nota máxima no MEC, o que reflete o nosso compromisso com a qualidade de ensino oferecido. 


Departamento de empregabilidade

A UniFECAF possui um setor dedicado a instruir o aluno, desde a elaboração de currículo, criação de perfil no Linkedin até indicação para vagas de estágio. Também direcionamos nossos alunos em relação a entrevistas e provas em processos seletivos. 


Inscreva-se agora e embarque no caminho para o sucesso acadêmico e profissional que você merece! Atualmente temos mais de 4.500 alunos empregados com intermédio deste departamento. 


Intercâmbio 

Acreditamos no conhecimento integrado, por isso temos programas de Intercâmbio Digital com certificações de instituições de ensino internacionais e possibilitamos que você faça algumas disciplinas em uma universidade estrangeira, de forma remota, o que te garante um para impulsionar seu currículo e Linkedin. 


Grades curriculares alinhadas ao mercado de trabalho

A UniFECAF reconhece que instituições de ensino tradicionais não atualizam suas disciplinas e não oferecem o conhecimento necessário para ser aplicado na carreira futura do aluno. 


Por isso, realizamos pesquisas com empresas de cada área em cada setor para saber o que elas buscam no profissional. Através dos resultados dessas pesquisas, aplicamos no aprendizado do aluno disciplinas que mais se aproximam com o que grandes empresas estão precisando.


Estude Psicologia na UniFECAF

Estude Psicologia na UniFECAF

Você é apaixonado por entender a mente humana, ajudar os outros e fazer a diferença no mundo ao seu redor? Então, a Psicologia na UniFECAF é a escolha certa para você! 


Com uma abordagem dinâmica e abrangente, nosso curso oferece uma jornada de descoberta e aprendizado, preparando você para uma carreira gratificante e cheia de oportunidades. 


Na UniFECAF, você terá acesso a uma excelente estrutura acadêmica, professores qualificados e uma Clínica-Escola de Psicologia que não apenas enriquece sua formação, mas também contribui para a comunidade local. 


Junte-se à UniFECAF e inicie sua jornada em Psicologia agora!


Acesse aqui e Venha fazer parte dessa jornada de sucesso e transformação!


Seu sonho, nossa meta! 💙


Siga a UniFECAF nas redes sociais:




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page