top of page
  • Foto do escritorUniFECAF

Por que é importante descansar nas férias?

Por que é importante descansar nas férias?

As férias é o periodo ideal para descansar e as pessoas entenderem que cuidar da saúde mental é algo muito importante

Qual é a primeira coisa que você imagina quando pensa em férias? Descansar, né? Seja fazendo uma viagem, fazendo passeios ou ficar em casa vendo alguma série. Mas nem todo mundo consegue compreender a importância de descansar nesse período de férias. Nesse post, você vai entender direito por que é tão perigoso quem não tem aquele momento destinado para descansar.

Existem muitas pessoas que não conseguem descansar, elas não conseguem parar quietas, e isso é muito perigoso. Todo mundo está cansado, e isso é quase um fato. Você com certeza já escutou de alguém que está cansado, que precisa de férias, que não aguenta mais. E as pessoas que fazem jornadas duplas: estudar e trabalhar, acabam tendo rotinas excessivas. É muito comum as pessoas acordarem muito cedo irem trabalhar e só chegar em casa muito tarde por estar fazendo faculdade.

Como saber se eu preciso descansar?

Quando a pessoa tem uma rotina bastante estressante, ela acaba juntando uma série de efeitos colaterais que não são bem-vindos. E alguns muitas pessoas possam ter, e muitas pessoas acham que são consequências normais do dia-a-dia. Mas alguns sintomas podem gerar algum tipo de alerta. Esses podem ser:

  1. Irritabilidade, angústia e nervosismo;

  2. Provoca comportamento anti-social, tira a espontaneidade;

  3. Afeta a capacidade física, dificulta manter a boa postura;

  4. Descontrola o apetite, reduz o tono muscular e força;

  5. Causa ansiedade e depressão.

A importância da qualidade de vida

Quando se fala em descansar, se fala em ter qualidade de vida. Mas nem todo sabe por que é tão importante ter qualidade de vida. Para você ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, considera qualidade de vida a percepção do individuuo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive em relação ao seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Em outras palavras, a vida é muito mais que pagar boletos. A pessoa precisa ter lazer, um tempo para cuidar de si própria, e principalmente, ter um sono regularizado.

Exemplos de como melhorar a sua qualidade de vida

Existem inúmeras formas de você melhorar a qualidade de vida. De você tentar ter um olhar mais positivo para a sua vida. Veja alguns exemplos simples e que aos poucos você vai conseguir colocar o seu bem-estar na sua rotina diária.

  1. Tenha metas alcançáveis

  2. Identifique seus sinais de cansaço

  3. Faça pelo menos 30 minutos de atividade física

  4. Tenha mais momentos de gratidões

  5. Faça uma seleção de notícias, mas não fique alienado(a)

  6. Tenha um ritual matinal

  7. Busque ter uma alimentação saudável

Se você reparar, não são tarefas difíceis. Você não precisa fazer tudo de uma vez. Aos poucos, você vai conseguindo colocar a sua vida em ordem. E lembre-se: cuide de você primeiro, se ame mais do que você possa amar os outros, mesmo que eles sejam importantes. 

Tome cuidado com o Burnout!

Essa é uma doença em que está se tornando cada vez mais comum entre as pessoas. E a falta de descanso está totalmente ligado a Sindrome de Burnout, ou a Sindrome do Esgotamento Mental. Abaixo, você pode ver o vídeo em que Paula Coimbra, coodenadora de Psicologia da FECAF explica num bate papo o que é o Burnout, e os perigos desta sindrome.


Férias: o periodo ideal para descansar

No periodo letivo, os alunos ficam sempre envolvidos com questões rotineiras da faculdade (estudar, fazer provas, apresentar seminários), e junto com as questões do dia-a-dia, como o trabalho ou questões pessoais acabam não dando tempo de descansar. E quando chega as férias, a maioria das pessoas compreender que esse é o momento ideal para poder aproveitar o tempo livre. Mesmo que a pessoa fique apenas de férias na faculdade, ela consegue um tempo livre durante o dia.

Cuidar o seu bem-estar e de sua saúde mental é muito importante. Não a toa, as pessoas estão cada vez mais procurando saber como é o curso de psicologia. Não é incomum as pessoas se matricularem em psicologia para entender os problemas de saúde mental.

Saiba um pouco mais sobre o curso de Psicologia na FECAF

Na FECAF, nós temos Psicologia em nossa grade de cursos de graduação, ele tem nota máxima no MEC. Com professores especialistas e antenados no mercado de trabalho, o curso consegue unir a teoria com a prática. Ao ingressar em uma faculdade como a FECAF que está entre as melhores 18% faculdades do país, o aluno desde do primeiro dia vai ser influenciado a produzir portfolios.

Além de que o aluno que fizer psicologia na FECAF tem acesso ao setor de empregabilidade da faculdade. Nós te damos todo o suporte necessário para o aluno conseguir ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível. Além de utilizar a plataforma de empregabilidade – Workalove, e ter um currículo otimizado para o mercado de trabalho!

Quais disciplinas se estudam em Psicologia?

Depois de você ser aprovado no processo seletivo e iniciar as aulas, você terá uma grande variedade de disciplinas para estudar. Desde noções de avaliação psicológica, neuropsicologia, psicologia da saúde, psicologia do desenvolvimento, fundamentos da psicologia e supervisão clínica.

Professores Qualificados

E por falar em professores, todos eles são capacitados e antenados com o mercado de trabalho do psicólogo, ou seja, todos eles são área. Além de que, as aulas são voltadas aos skills compatíveis com a sua área de atuação.

Clinica escola de psicologia

A partir de 2022, a FECAF oferece a clínica escola de psicologia, onde os alunos vão realizar atendimentos para a comunidade e alunos sob a supervisão dos professores.

Alunos do curso de psicologia atendendo pacientes da comunidade na clínica escola da FECAF

Currículo flexível e certificações durante o curso de psicologia!

Nós estamos preocupados com o futuro dos nossos alunos. Nós acreditamos que você terá uma trajetória de sucesso. E pensando nisso, nós incentivamos a produção de portfólio no decorrer de todo o seu curso, além de propor um currículo flexível e ter a possibilidade de você ter mini certificados no decorrer do curso.

Mini certificados no decorrer de todo o curso de psicologia!

Quando você estuda em uma graduação, você só conquista o seu diploma no final do curso, mas na FECAF, o aluno vai ter direito a mini certificados no decorrer de todo o curso. Em determinadas disciplinas, o aluno vai ter direito a mini certificados o que faz que ele possa ter uma valorização no mercado de trabalho. Falando em diplomas e certificados, todos são via Badges, com a tecnologia blockchain, onde todos são verificáveis. Ou seja, não tem como mentir em seu currículo, e passar uma imagem mais séria para o mercado de trabalho.

Se você ainda tem dúvidas se a faculdade de direito é para você mesmo, você pode fazer um TESTE VOCACIONAL GRATUITO clicando aqui! Mas saiba que essa é uma das vocações mais completas que se existe, e essa é a sua hora de trilhar o seu caminho rumo ao sucesso, não deixe para depois!

Faça o Curso de Psicologia aqui na FECAF!

Seu Sonho, Nossa Meta! 💙

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page