top of page

Precisamos falar sobre representatividade racial

Atualizado: há 14 horas

Representatividade Racial é uma questão relevante nas grandes empresas. Líderes diversos fazem com que colaboradores sintam-se valorizados.

Precisamos falar sobre representatividade racial

É comum as pessoas olharem para o mês de novembro e lembrarem da importância da representatividade racial.


No mês de novembro, o Brasil tem o dia da consciência negra. Em um país, onde pelo menos metade da população se considera negro ou pardo, pensar em representatividade racial é quase o básico.


Neste artigo, você vai entender o por que é tão importante falar de representatividade racial, e como isso pode impactar na forma como as pessoas enxergam uma determinada empresa.


O que é a representatividade racial?


Segundo dados do IBGE, cerca de 54,9% da população brasileira é composta por pessoas negras ou pardas. E esse índice diminuiu quando se pensa em pessoas negras que estão em cargo de liderança, chega ao número de 29,9%.


Em outras palavras, nós vivemos uma desigualdade racial, onde a maior parte dos líderes são pessoas brancas, mesmo não sendo maioria da população brasileira.


Essa é uma questão delicada. A maior parte da população não se sente representada.


Vivemos numa sociedade com um grande problema de racismo estrutural, onde não necessariamente as pessoas são racistas de forma individual, mas a sociedade numa forma geral tem uma dívida histórica com pessoas negras, em que em sua maior parte são pessoas pobres ou que não tem perspectiva de crescimento.


Liderança negra: uma ótima oportunidade de representatividade!


Mesmo sabendo que a maior parte das lideranças empresariais não são compostas por negros ou pardos, você precisa entender que ao incentivar que pessoas negras ocupem cargos de liderança, essa é uma ótima oportunidade para pensar em representatividade étnica ou racial.


Quando um jovem negro enxerga que existem pessoas negras em cargo de liderança, ele consegue ter a inspiração, e entender que ele pode chegar no topo.


Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista!

Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista!

Muitas pessoas não compreendem que ao dizer certas expressões, ou determinados comportamentos estão apenas reproduzindo o racismo estrutural. As pessoas precisam aprender a combater o racismo, ou seja, elas precisam ser antirracistas.


E como mudar? A cultura organizacional só faz com que algumas atitudes precisam ser combatidas, falamos de questões que envolvam a ascensão de pessoas negras.


Programas destinadas a pessoas negras para serem líderes também pode ser uma saída interessante em trazer uma representatividade racial para o mercado de trabalho.


Lembre-se que quando um jovem negro que está iniciando a sua carreira tem exemplos de líderes negros, isso lhe dá incentivo, lhe dá um gás para batalhar no crescimento em sua carreira. Pessoas precisam de inspiração, independente de quem for.


Estude na UniFECAF

Estude na UniFECAF

Nos preocupamos com nossos alunos e nos dedicamos a oferecer a cada um deles a oportunidade de desenvolver uma ampla gama de Soft Skills - habilidades comportamentais essenciais para o mercado de trabalho moderno - ao longo do curso desejado. 


Além disso, incentivamos a participação em diversas atividades práticas ao longo do curso, que enriquecem o processo de aprendizado, projetos que podem servir de portfólio para futuros profissionais. 


Na UniFECAF, os alunos têm a oportunidade de adquirir habilidades e participar de atividades que permitem seu destaque, mesmo sem experiência prévia. 


Graças às certificações obtidas durante o curso, aos projetos práticos desenvolvidos ao longo da graduação nossos estudantes saem preparados para o mercado de trabalho. 


Essas certificações comprovam suas competências, enquanto os projetos oferecem uma amostra concreta de suas capacidades. 


Além disso, o intercâmbio digital internacional amplia suas perspectivas culturais e profissionais, tornando-os canddatos atrativos e diferenciados para empregadores em diversas áreas.


Acesse aqui e Venha fazer parte dessa jornada de sucesso e transformação!


Com nosso enfoque educacional abrangente, garantimos que você saia preparado para enfrentar os desafios do mundo profissional com confiança e habilidade.


Seu sonho, nossa meta! 💙

Siga a UniFECAF nas redes sociais:




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page