top of page

Tudo sobre o curso de Estética e Cosmética: áreas, salário, duração e carreira


Guia do curso de Estética e Cosmética da UniFECAF.

O que é Estética e Cosmética?


No mundo contemporâneo, a busca pela beleza e pelo bem-estar atingiu proporções significativas. A estética e a cosmética emergiram como campos de estudo e prática que se dedicam a aprimorar a aparência física e promover o bem-estar emocional dos indivíduos. 


O curso de Estética e Cosmética é uma resposta a essa demanda crescente, oferecendo uma ampla gama de disciplinas que preparam os alunos para atuar nesse campo diversificado e em constante evolução.


Enquanto a estética abrange a avaliação e o tratamento estético do corpo humano, a cosmética envolve a manipulação de produtos e técnicas para melhorar a beleza facial e corporal. 


Ambas as áreas se baseiam em princípios científicos e técnicas especializadas para proporcionar resultados estéticos satisfatórios aos clientes.


Como é o curso de Estética e Cosmética


Como é o curso de estética e cosmética

O curso de Estética e Cosmética oferece uma jornada dinâmica e envolvente, que combina teoria e prática para preparar os alunos para uma carreira emocionante na indústria da beleza. 


Durante os estudos, os alunos exploram uma variedade de disciplinas, desde anatomia e fisiologia humana até cosmetologia, estética facial e corporal, maquiagem profissional e gestão de negócios em estética. Com aulas práticas e estágios, os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um ambiente real, desenvolvendo habilidades técnicas especializadas e ganhando experiência prática. 


A faculdade de estética e cosmética ainda enfatiza valores éticos, biossegurança e a importância do atendimento ao cliente, preparando os alunos para atuar com profissionalismo e excelência em suas futuras carreiras. Aqui na UniFECAF , o curso de Estética e Cosmética acontece no formato de Tecnólogo, mas o peso do diploma é mesmo.


Diferença entre o curso Tecnólogo  e Bacharelado


Enquanto o bacharelado abrange uma formação mais ampla e teórica, incluindo disciplinas que precisam de mais leitura e análises, o curso tecnólogo se concentra em aspectos mais específicos e práticos da profissão. 


Essa abordagem direcionada e focada no mercado de trabalho atual proporciona aos estudantes uma preparação sólida e alinhada com as demandas do mercado de moda e beleza. 

Ressaltamos que o curso de Estética e Cosmética na UniFECAF é tecnólogo, mas não se preocupe porque terá o mesmo peso, afinal é um curso de ensino superior, mas é mais focado na prática do dia a dia. 


Como é a carreira do profissional de Estética e Cosmética?


Como é a carreira do profissional de estética e cosmética.

A carreira de um profissional formado em estética e cosmética é dinâmica e repleta de oportunidades em diversos setores da indústria, serviços e consultoria. 


Um aspecto importante da carreira em Estética e Cosmética é a ênfase na resolução de problemas e na melhoria contínua. Os profissionais desta área são constantemente desafiados a identificar oportunidades de otimização de processos, redução de desperdícios e aumento da eficiência operacional. 


Os profissionais dessa área desempenham um papel fundamental na promoção da autoestima e bem-estar dos clientes, oferecendo uma variedade de serviços e tratamentos estéticos. Eles podem trabalhar em diversos ambientes, como clínicas de estética, spas, salões de beleza, centros de saúde e bem-estar, além de terem a opção de abrir seu próprio negócio. 


Alguns dos principais campos de atuação incluem:


Estética facial avançada

Com o aumento da demanda por procedimentos não invasivos para rejuvenescimento facial, os profissionais especializados em estética facial avançada estão em alta. Eles oferecem uma variedade de tratamentos, como peelings químicos, microagulhamento, radiofrequência e terapias a laser, para melhorar a textura da pele, reduzir rugas e combater os sinais de envelhecimento.


Estética corporal e Emagrecimento

Com a crescente preocupação com a saúde e a busca por corpos tonificados e em forma, os profissionais que oferecem serviços de estética corporal e emagrecimento estão em demanda. Eles realizam tratamentos como massagens modeladoras, drenagem linfática, criolipólise e cavitação ultrassônica para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de perda de peso e contorno corporal.


Micropigmentação

A micropigmentação, também conhecida como maquiagem definitiva, é uma técnica que tem ganhado popularidade nos últimos anos. 

Profissionais especializados nesta área realizam procedimentos para realçar as sobrancelhas, delineador de olhos, lábios e camuflagem de imperfeições cutâneas, oferecendo uma solução semipermanente para clientes que desejam praticidade e beleza duradoura.


Tricologia e Estética Capilar

Com o aumento dos problemas capilares e a busca por cabelos saudáveis e volumosos, os profissionais que se especializam em tricologia e estética capilar estão em destaque. Eles oferecem uma variedade de tratamentos para queda de cabelo, caspa, hidratação e revitalização capilar, utilizando técnicas como terapias a laser, mesoterapia capilar e transplante capilar para proporcionar resultados eficazes aos clientes. 


Essas quatro áreas representam apenas uma pequena amostra das oportunidades diversificadas e empolgantes disponíveis para os profissionais de estética e cosmética, destacando a importância do aprendizado contínuo e da especialização para se destacar nesse campo competitivo.


Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Estética e Cosmética?


No mercado de trabalho para profissionais formados em estética e cosmética, há uma série de exigências que podem influenciar o sucesso e a empregabilidade dos indivíduos. Além do conhecimento técnico adquirido durante o curso, as habilidades comportamentais, atualização constante e adaptação às tendências do setor são essenciais para se destacar. 


As exigências do mercado de trabalho incluem:


  • Liderança;

  • Produtividade;

  • Empatia e comunicação eficaz;

  • Trabalho sob pressão.


Os profissionais que atendem a essas habilidades, combinadas com ética profissional estão bem posicionados para prosperar e crescer em suas carreiras na indústria da beleza.


Grade curricular do curso de Estética e Cosmética


Grade curricular do curso de Estética e Cosmética.

A grade curricular do curso de Estética e Cosmética conta com disciplinas como anatomia humana voltada à estética, dermatologia e farmacologia, entre outras. 


Na UniFECAF, você terá a oportunidade de explorar disciplinas fundamentais para uma melhor compreensão do campo de estudo, são disciplinas mais teóricas, que são a base da Estética e Cosmética. Entre estas, incluem-se:


  • Biologia celular aplicada à estética:  Esta disciplina tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão detalhada dos processos celulares e moleculares que influenciam a saúde e a aparência da pele, cabelo e unhas.  Você vai estudar os fundamentos da biologia celular, incluindo estrutura e função celular, metabolismo celular, ciclos celulares e comunicação celular.


  • Anatomia humana aplicada à estética: Nesta disciplina, é possível estudar a estrutura e a função dos sistemas do corpo humano relevantes para a prática da estética. Explorando em detalhes a anatomia da pele, incluindo camadas, anexos cutâneos (como cabelos e glândulas sebáceas) e vascularização, bem como a anatomia facial e corporal relacionada aos procedimentos estéticos. 


  • Administração de clínicas de estética: Você vai aprender sobre aspectos fundamentais da administração de negócios, como planejamento estratégico, gestão financeira, recursos humanos, marketing e atendimento ao cliente.  Essa disciplina te ajuda a explorar questões específicas relacionadas à gestão de uma clínica de estética, como legislação e regulamentação aplicáveis, políticas de biossegurança, seleção e aquisição de equipamentos e produtos, gestão de estoque e agendamento de clientes. 


Você também mergulhará em matérias mais especializadas que são vitais para o seu desenvolvimento profissional, conhecendo diferentes segmentos da profissão, como:


  • Estética capilar e tecnologia:    A disciplina te ensina a fazer a estrutura do cabelo, os tipos de cabelo e couro cabeludo, bem como os problemas capilares comuns e suas soluções. Além disso, os alunos aprendem sobre as ferramentas e equipamentos utilizados em tratamentos capilares, como secadores de cabelo, pranchas alisadoras, modeladores de cachos, além de técnicas de análise capilar e diagnóstico. 


  • Cosmetologia:  A cosmetologia é o estudo dos produtos cosméticos e sua aplicação na estética e no cuidado da pele, cabelo e unhas. Nesta disciplina, é possível aprender sobre os diferentes tipos de cosméticos, incluindo ingredientes ativos, formulações e mecanismos de ação.  Você vai estudar como os cosméticos interagem com a pele, cabelo e unhas, e como selecionar os produtos adequados para diferentes tipos de pele e necessidades específicas. 


  • Técnicas em design de sobrancelhas: Aqui é possível aprender algumas técnicas de sobrancelhas, incluindo proporção facial, forma e estrutura das sobrancelhas, bem como as diferentes técnicas de depilação e modelagem.  Além disso, você aprende sobre colorimetria para sobrancelhas, incluindo tintura e henna, e como adaptar o design das sobrancelhas às características individuais do cliente, como formato do rosto, cor e espessura das sobrancelhas naturais. 


Para complementar o aprendizado, o curso inclui uma série de atividades práticas e eventos que ocorrem dentro da Universidade com certificados, que enriquecem a experiência educacional, demonstrando os desafios da rotina de um engenheiro de produção. 


Entre elas estão:


  • Aulas Magnas: São aulas que ocorrem durante o curso, onde os alunos têm a chance de aprender com especialistas da área e conhecer mais sobre a universidade e a profissão escolhida.


  • Estágios: Oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em um ambiente profissional real. Visando o desenvolvimento de habilidades específicas da área.


  • Análise de Casos: Através da análise de estudos de caso reais, você irá aprimorar as críticas de pensamento e solução de problemas, essenciais para enfrentar os desafios do mundo profissional.


  • Palestras: Durante a graduação, oferecemos palestras nas quais você pode participar para absorver conhecimento com profissionais da área. Além disso, ao participar dessas palestras, você tem a oportunidade de obter certificados para horas complementares.


  • Eventos: Exposições de projetos realizados pelos alunos. Além disso, temos palestras com os próprios professores da UniFECAF para abordar assuntos específicos, assim saímos um pouco da rotina da sala de aula. 


Com um currículo diversificado, o curso da UniFECAF tem como objetivo não apenas fornecer uma base em teorias e práticas fundamentais, mas também equipá-lo com as habilidades e conhecimentos específicos necessários para se destacar em sua futura carreira.


Preencha o formulário abaixo para receber um guia de curso completo:





Prática profissional da Estética e Cosmética na UniFECAF


Prática profissional do curso de estética e cosmética da UniFECAF.

No curso de Estética e Cosmética da UniFECAF, está incorporado à grade curricular uma fase denominada Prática Profissional, em que você precisa cumprir algumas horas com atividades práticas e demonstrando tudo o que aprendeu durante o curso.


Estágio é obrigatório na faculdade de Estética e Cosmética? 

Não, nesse curso o estágio não é obrigatório, mas ressaltamos a importância dessa experiência na área, indicamos iniciar sua jornada como estagiário para assim ir conhecendo e se habituando com o ambiente profissional. 


Durante o estágio, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula em situações reais de trabalho, adquirindo experiência prática e desenvolvendo habilidades técnicas e interpessoais fundamentais para o exercício da profissão. 


O TCC é obrigatório na faculdade de Estética e Cosmética?

Não, o trabalho de conclusão do curso(TCC) não é obrigatório no curso, mas na UniFECAF há disciplinas com projetos integrados, onde os alunos são desafiados a colocar em prática algumas técnicas da estética e cosmética para terem uma experiência única e estarem preparados para o mercado de trabalho. 


Essa fase da Prática Profissional está alinhada com as demandas atuais do mercado de trabalho, assim você estará preparado para enfrentar os desafios e as demandas profissionais, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável da sociedade.


Diferenciais da UniFECAF


Nota máxima no MEC

Nos orgulhamos em dizer que somos nota máxima no MEC, o que reflete o nosso compromisso com a qualidade de ensino oferecido. 

Departamento de empregabilidade

A UniFECAF possui um setor dedicado a instruir o aluno, desde a elaboração de currículo, criação de perfil no Linkedin até indicação para vagas de estágio. Também direcionamos nossos alunos em relação a entrevistas e provas em processos seletivos. 


Inscreva-se agora e embarque no caminho para o sucesso acadêmico e profissional que você merece! Atualmente temos mais de 4.500 alunos empregados com intermédio deste departamento. 


Intercâmbio 

Acreditamos no conhecimento integrado, por isso temos programas de Intercâmbio Digital com certificações de instituições de ensino internacionais e possibilitamos que você faça algumas disciplinas em uma universidade estrangeira, de forma remota, o que te garante um para impulsionar seu currículo e Linkedin. 


Grades curriculares alinhadas ao mercado de trabalho

A UniFECAF reconhece que instituições de ensino tradicionais não atualizam suas disciplinas e não oferecem o conhecimento necessário para ser aplicado na carreira futura do aluno. 


Por isso, realizamos pesquisas com empresas de cada área em cada setor para saber o que elas buscam no profissional. Através dos resultados dessas pesquisas, aplicamos no aprendizado do aluno disciplinas que mais se aproximam com o que grandes empresas estão precisando.


Infraestrutura da UniFECAF


Infraestrutura da UniFECAF.

Nos orgulhamos em dizer que agora a UniFECAF possui um campus conceito inovador, onde os alunos podem usufruir de diversos ambientes interativos.


Esses espaços não apenas servem como locais de aprendizado, mas também como centros de convivência e colaboração, onde os alunos podem interagir, debater ideias e desenvolver projetos de forma colaborativa, enriquecendo ainda mais sua experiência universitária.


Espaço Edutainment UniFECAF.

Estes locais foram cuidadosamente projetados com o objetivo de oferecer uma experiência educacional inovadora e envolvente, aliando o aprendizado à diversão, conceito conhecido como "Edutainment". 


Biblioteca UniFECAF.

Ao integrar elementos de entretenimento e tecnologia ao ambiente universitário, criamos um ambiente dinâmico e inspirador que vai além das tradicionais salas de aula, estimulando o pensamento crítico e facilitando a absorção do conteúdo. 


Espaço Edutainmenti da UniFECAF.

Essa iniciativa visa promover a integração, a criatividade e o bem-estar dos estudantes, contribuindo para uma formação acadêmica mais completa e enriquecedora.


Para quem é indicado o curso de Estética e Cosmética da UniFECAF?


O curso de Estética e Cosmética é indicado para aqueles que têm interesse em explorar a ciência e a prática dos cuidados com a beleza e o bem-estar. Destinado aquela pessoa criativa e apaixonada pelo universo da estética. 


É ideal para quem deseja trabalhar em salões de beleza, spas, clínicas estéticas ou até mesmo abrir o seu próprio negócio na área. Além disso, para quem se interessa pelo constante desenvolvimento de produtos e tendências na indústria da beleza, o curso de proporciona uma base sólida para a compreensão e aplicação de técnicas inovadoras e seguras.


Através do networking, os estudantes têm a oportunidade de construir relacionamentos profissionais valiosos que podem beneficiar sua carreira no futuro. 


Qual a duração do curso de Estética e Cosmética?


O Ministério da Educação (MEC) determina uma duração mínima de horas que os cursos superiores precisam cumprir, no caso da Estética e Cosmética é preciso cumprir 3 mil horas de aprendizado. 


Por conta dessa determinação, o curso de Estética e Cosmética tem duração de 2.5  anos, divididos em 5 semestres, que mantém equilíbrio entre teoria acadêmica e preparação prática. 


As razões para isso podem incluir:


Complexidade dos Conteúdos

O curso abrange uma variedade de disciplinas que exigem tempo suficiente para a compreensão e domínio dos conteúdos, incluindo anatomia, fisiologia, cosmetologia, técnicas de tratamento estético e gestão de negócios.


Prática Clínica e Estágios Supervisionados

Os alunos precisam de tempo para desenvolver habilidades práticas por meio de estágios supervisionados e práticas clínicas, o que requer uma carga horária considerável para a aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais.


Legislação e Regulamentação

O curso aborda questões legais e regulamentações específicas relacionadas à prática da estética e cosmética, incluindo normas de biossegurança, regulamentos sobre a aplicação de cosméticos e procedimentos estéticos, o que demanda tempo para absorção e entendimento desses aspectos.


Atualização Constante

O campo da estética e cosmética está em constante evolução, com novas tecnologias, técnicas e produtos sendo introduzidos regularmente. O curso de 2 anos e meio permite que os alunos tenham tempo para se manterem atualizados com as tendências e inovações mais recentes da indústria.


Preparação para o Mercado de Trabalho

O período de 2 anos e meio proporciona aos alunos uma preparação abrangente para ingressar no mercado de trabalho, incluindo aquisição de habilidades técnicas, experiência prática e conhecimento sobre gestão de negócios, garantindo uma formação sólida e completa.


O tempo proporciona oportunidades para a atualização constante e para a adaptação às mudanças na indústria da estética e cosmética, garantindo que os profissionais estejam bem preparados para os desafios e oportunidades que encontrarão ao longo de suas carreiras.


Valor do curso de Estética e Cosmética


Em universidades públicas, os cursos geralmente são gratuitos, mas há despesas indiretas, como material didático e transporte. Em universidades privadas, os custos podem variar de R$500 a R$5.000 por mês, dependendo da instituição e da região do país.


Na UniFECAF oferecemos diversas opções facilitadoras para você dar o primeiro passo para o futuro acadêmico e profissional: 


  • Utilizando sua nota do ENEM, você tem a chance de obter uma bolsa de estudos ou descontos em sua mensalidade. Fazendo a inscrição via PROUNI, você consegue uma bolsa integral ou parcial, dependendo da sua pontuação e da disponibilidade de vagas para o curso desejado.


  • Caso não consiga garantir sua vaga pelo Prouni, não se preocupe! Aqui na nossa instituição, temos uma bolsa institucional incrível que oferece descontos de 45% a 55%, tornando a educação superior ainda mais acessível para você. Basta fazer nosso vestibular 100% online e garantir seu futuro. 


Qual o salário do profissional da Estética e Cosmética


Qual o salário do profissional de estética e cosmética.

O salário varia de acordo com a área de atuação, é importante lembrar que além das disciplinas do curso você pode fazer cursos de aperfeiçoamento por fora, quanto mais qualificação maior o salário. 


Os profissionais da estética e cosmética podem ter ganhos iniciais de R$1.700,00 podendo chegar até R$10.000,00. 


Quais são as áreas da Estética e Cosmética mais bem remuneradas?


Algumas áreas da Estética e Cosmética tendem a ser mais bem remuneradas devido à demanda por certas habilidades e à natureza complexa do trabalho. 


Aqui estão algumas áreas que geralmente oferecem salários mais altos:


Estética Avançada e Procedimentos Especiais

Profissionais especializados em estética avançada e procedimentos especiais, como tratamentos a laser, microagulhamento, preenchimento facial e toxina botulínica, estão entre os mais bem remunerados no campo da estética e cosmética. 


Esses procedimentos são altamente procurados por clientes que buscam resultados eficazes e duradouros. Os salários para profissionais experientes nessa área podem variar entre R$5.000 a R$15.000 por mês, dependendo da região e da demanda pelo serviço.


Micropigmentação e Maquiagem Definitiva

A micropigmentação, também conhecida como maquiagem definitiva, é outra área da estética e cosmética que oferece oportunidades de remuneração significativas. Profissionais que dominam técnicas de micropigmentação para sobrancelhas, lábios e olhos podem ganhar entre R$4.000 a R$10.000 por mês, dependendo da experiência, da reputação e da clientela estabelecida.


Gestão de Clínicas e Negócios em Estética

Além das áreas técnicas, profissionais com habilidades em gestão de clínicas e negócios em estética têm potencial para obter altos salários. Gerentes de clínicas de estética e proprietários de negócios bem-sucedidos nesse setor podem ganhar entre R$6.000 a R$20.000 por mês, dependendo do tamanho e do sucesso do empreendimento, além das habilidades de gestão demonstradas. 


Essas são algumas das áreas mais bem pagas da estética e cosmética, oferecendo oportunidades para profissionais talentosos e empreendedores prosperarem financeiramente em suas carreiras.


Como conferir se o curso de Estética e Cosmética da  UniFECAF é autorizado pelo MEC


Para garantir a autenticidade e qualidade do curso, é altamente recomendável verificar se o mesmo está devidamente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). 


Para simplificar esse processo, convido você a acessar aqui, onde poderá realizar essa consulta de forma conveniente e esclarecedora. Certificar-se da autorização do MEC é crucial para assegurar uma educação de excelência e reconhecimento acadêmico. 


Estude Estética e Cosmética na UniFECAF


Para todos que buscam não apenas uma carreira de sucesso, mas também uma jornada enriquecedora de aprendizado e inovação: a Estética e Cosmética na UniFECAF é o seu próximo grande passo. 


A hora de construir a ponte entre seus sonhos e sua carreira profissional é agora. Inscreva-se e descubra até onde você pode chegar com a UniFECAF. 💙



209 visualizações0 comentário
bottom of page