top of page

Tudo sobre o curso de Gestão Financeira: áreas, salário, duração e carreira

Atualizado: 18 de abr.

O que é a Gestão Financeira?


Guia do curso de gestão financeira da UniFECAF

A Gestão Financeira é o processo de planejamento, controle e monitoramento dos recursos financeiros de uma organização, empresa ou indivíduo, com o objetivo de alcançar metas financeiras específicas. 


Dentro da gestão financeira está envolvida a análise das finanças, como: receitas, despesas, investimentos e fluxo de caixa, para garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e eficaz. 


A gestão financeira abrange diversas atividades, como elaboração de orçamentos, análise de investimentos, controle de custos, gestão de crédito e administração do capital de giro. 


É fundamental para o sucesso financeiro de qualquer entidade, permitindo tomadas de decisão embasadas e estratégicas para garantir a sustentabilidade e o crescimento financeiro ao longo do tempo.


Como é a graduação em Gestão Financeira?


graduação em Gestão Financeira é uma formação que proporciona aos estudantes uma compreensão abrangente e prática dos princípios e técnicas essenciais para a administração eficaz das finanças em organizações


Geralmente, a grade curricular abrange disciplinas como: contabilidade, economia, finanças corporativas, matemática financeira, análise de investimentos, gestão de riscos, entre outras. 


Ao longo do curso você é exposto a questões relacionadas à legislação financeira e regulamentações do mercado. Além das aulas teóricas, muitos programas incluem estudos de caso, projetos práticos e estágios para fornecer aos estudantes algumas experiências e prepará-los para os desafios do mundo real. 


Os graduados em Gestão Financeira podem encontrar oportunidades de emprego em uma ampla gama de setores, incluindo instituições financeiras, empresas corporativas, consultorias, agências governamentais e organizações sem fins lucrativos.


Como é a carreira de quem se forma em Gestão Financeira?


Como é a carreira de quem se forma em Gestão Financeira.

A carreira de quem se forma em Gestão Financeira oferece uma jornada profissional dinâmica e recompensadora, abrindo portas para uma variedade de oportunidades em diferentes setores e áreas especializadas. 


Como profissional de gestão financeira, você terá a capacidade de aplicar uma série de habilidades analíticas, estratégicas e de comunicação para enfrentar os desafios financeiros do mundo empresarial e econômico.


O profissional da gestão financeira é frequentemente desafiado a tomar decisões que afetam diretamente o desempenho financeiro e a saúde organizacional. A capacidade de tomar decisões fundamentadas e estratégicas é fundamental para o sucesso nesta carreira.


A área de gestão financeira oferece uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades de aprendizado, crescimento profissional e contribuição para o sucesso financeiro e estratégico das organizações. Com dedicação e paixão pelo mundo financeiro, os profissionais têm o potencial de alcançar um sucesso significativo em suas carreiras.


A UniFECAF oferece o curso de Gestão Financeira no modelo Tecnólogo, proporcionando aos alunos uma formação específica e prática na área.


Ressaltamos que o diploma de tecnólogo em gestão financeira têm o mesmo reconhecimento no mercado de trabalho que um diploma de bacharel na área. 


Diferença entre o curso Tecnólogo  e Bacharelado


Enquanto o bacharelado abrange uma formação mais ampla e teórica, incluindo disciplinas com mais leituras, o curso tecnólogo se concentra em aspectos mais específicos e práticos da profissão.


Essa abordagem direcionada e focada no mercado de trabalho atual proporciona aos estudantes uma preparação sólida e alinhada com as demandas do mercado de trabalho.


Alguns dos principais campos de atuação incluem:


Finanças Corporativas

Os profissionais nessa área lidam com as finanças de uma empresa, incluindo gestão de caixa, análise de investimentos, estratégias de financiamento e tomada de decisões financeiras estratégicas para impulsionar o crescimento e a rentabilidade.


Consultoria Financeira

Consultores financeiros prestam serviços de aconselhamento a empresas e indivíduos sobre questões financeiras, como planejamento tributário, gestão de patrimônio, fusões e aquisições, reestruturação financeira e gestão de riscos.


Gestão de Investimentos

Profissionais dessa área analisam e gerenciam portfólios de investimentos para indivíduos e instituições, buscando maximizar retornos e minimizar riscos. Isso pode incluir gestão de fundos de investimento, gestão de carteiras privadas e análise de mercado financeiro.


Finanças Internacionais

Com a globalização dos mercados financeiros, há uma crescente demanda por profissionais que compreendam questões financeiras internacionais, como taxas de câmbio, mercados emergentes, comércio internacional e gestão de riscos cambiais.


Tecnologia Financeira (FinTech)

Este é um campo em rápido crescimento que combina finanças e tecnologia para inovar e otimizar serviços financeiros. Profissionais nessa área estão envolvidos em desenvolvimento de aplicativos financeiros, blockchain, pagamentos eletrônicos, análise de big data e segurança cibernética financeira.


Com algumas  habilidades comportamentais durante o curso,  os profissionais têm a flexibilidade para explorar diferentes áreas de interesse e se adaptar às demandas deste mercado que está em constante evolução. 


Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Gestão Financeira?


Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Gestão Financeira.

No mercado de trabalho para profissionais formados em Gestão Financeira, há uma série de exigências que podem influenciar o sucesso e a empregabilidade dos indivíduos.


Além do conhecimento técnico adquirido durante o curso, as habilidades comportamentais, atualização constante e adaptação às tendências do setor são essenciais para se destacar. 


As exigências do mercado de trabalho incluem:


  • Liderança;

  • Produtividade;

  • Empatia e comunicação eficaz;

  • Raciocínio analítico.


Portanto, para ter sucesso no mercado de trabalho, o profissional de Gestão Financeira precisa estar preparado para enfrentar desafios constantes, demonstrando competência técnica, ética e comprometimento com a excelência em sua prática profissional.


Grade curricular do curso de Gestão Financeira


A grade curricular do curso de Gestão Financeira conta com disciplinas como Direito dos negócios, governança corporativa, gestão de fluxo de caixa, entre outras. 


Na UniFECAF, você terá a oportunidade de explorar disciplinas fundamentais para uma melhor compreensão do campo de estudo, são disciplinas mais teóricas, que são a base da Gestão Financeira. 


Entre estas, incluem-se:


  • Linguagens e comunicação: Esta disciplina é essencial para os estudantes de gestão financeira, ela foca no aprimoramento das habilidades de comunicação verbal e escrita, bem como na capacidade de interpretar e compreender informações de forma clara e eficaz.  Você vai aprender a comunicar conceitos financeiros complexos de maneira acessível e compreensível para diferentes públicos, incluindo colegas de trabalho, clientes e partes interessadas.


  • Planilhas - Avançado: Nesta disciplina, é possível aprender ferramentas avançadas de planilhas, como Microsoft Excel ou Google Sheets, e aprendem a utilizar funções e recursos mais complexos para análise e gerenciamento de dados financeiros.


  • Fundamentos da contabilidade:  Nessa disciplina é possível aprender sobre conceitos-chave, como o método de contabilidade de competência e de caixa, princípios contábeis geralmente aceitos, elaboração de demonstrações financeiras e análise de balanços. Compreender os fundamentos da contabilidade é fundamental para os profissionais de gestão financeira, pois eles precisam interpretar e utilizar informações contábeis para tomar decisões financeiras informadas e estratégicas.


Você também mergulhará em matérias mais especializadas que são vitais para o seu desenvolvimento profissional, conhecendo diferentes segmentos da profissão, como:


  • Gestão do fluxo de caixa: Essa disciplina ensina como gerenciar de forma eficaz os recursos financeiros de uma organização, monitorando as entradas e saídas de caixa ao longo do tempo.  Nessa disciplina é possível analisar projeções de fluxo de caixa, identificar fontes de receita e despesas, gerenciar liquidez e tomar decisões estratégicas para garantir a saúde financeira da empresa. O domínio da gestão do fluxo de caixa é essencial para evitar crises de liquidez, maximizar o retorno sobre os investimentos e garantir a continuidade operacional.


  • Matemática aplicada:  Essa disciplina aborda sobre ferramentas matemáticas, como álgebra, cálculo e estatística, para resolver problemas financeiros do mundo real, como análise de investimentos, precificação de ativos, modelagem financeira e gestão de riscos. O conhecimento de matemática aplicada é essencial para realizar análises quantitativas precisas e tomar decisões financeiras informadas. 


  • Perícia contábil:  Essa disciplina aborda sobre como identificar fraudes, irregularidades e inconsistências nos registros contábeis e financeiros de uma empresa, utilizando técnicas de investigação e revisão contábil.  Com essa disciplina é possível desenvolver habilidades de relatório e comunicação para apresentar suas descobertas de forma clara e objetiva. A perícia contábil é essencial para garantir a transparência, a conformidade regulatória e a integridade das informações financeiras de uma organização.


Para complementar o aprendizado, o curso inclui uma série de atividades práticas e eventos que ocorrem dentro da Universidade com certificados, que enriquecem a experiência educacional, demonstrando os desafios da rotina de um engenheiro de produção. 


Entre elas estão:


  • Aulas Magnas: São aulas que ocorrem durante o curso, onde convidamos profissionais renomados do mercado para abordar sobre um tema específico, assim, os alunos têm a chance de aprender com especialistas da área e conhecer mais sobre a jornada da profissão escolhida.


  • Estágios: Oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em um ambiente profissional real, visando o desenvolvimento de habilidades específicas da área.


  • Análise de Casos: Através da análise de estudos de caso reais, você irá aprimorar as críticas de pensamento e solução de problemas, essenciais para enfrentar os desafios do mundo profissional.


  • Palestras: Durante a graduação, oferecemos palestras com nossos professores para trocar ideias específicas sobre o curso, incluindo semanas temáticas, como por exemplo: Semana da Gestão. Além disso, ao participar dessas palestras, você tem a oportunidade de obter certificados para horas complementares.


  • Eventos: Exposições de projetos realizados pelos alunos para abordar assuntos específicos, assim saímos um pouco da rotina da sala de aula. 


Com um currículo diversificado, o curso da UniFECAF tem como objetivo não apenas fornecer uma base em teorias e práticas fundamentais, mas também equipá-lo com as habilidades e conhecimentos específicos necessários para se destacar em sua futura carreira.


Preencha o formulário abaixo para receber um guia de curso completo:



Prática profissional da Gestão Financeira na  UniFECAF


Prática profissional da Gestão Financeira na UniFECAF.

No curso de Gestão Financeira da UniFECAF, está incorporado à grade curricular uma fase denominada Prática Profissional, em que você precisa cumprir algumas horas com atividades práticas e demonstrando tudo o que aprendeu durante o curso.


Estágio é obrigatório na faculdade de Gestão Financeira? 


Não, nesse curso o estágio não é obrigatório, mas ressaltamos a importância dessa experiência na área. Indicamos iniciar sua jornada como estagiário para assim ir conhecendo e se habituando com o ambiente profissional. 


Durante o estágio, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula em situações reais de trabalho, adquirindo experiência prática e desenvolvendo habilidades técnicas e interpessoais fundamentais para o exercício da profissão. 


O TCC é obrigatório na faculdade de Gestão Financeira?


Não, o trabalho de conclusão do curso (TCC) não é obrigatório, mas na UniFECAF há disciplinas com projetos integrados, onde os alunos são desafiados a colocar em prática algumas técnicas da estética e cosmética para terem uma experiência única e estarem preparados para o mercado de trabalho. 


Essa fase da Prática Profissional está alinhada com as demandas atuais do mercado de trabalho, assim você estará preparado para enfrentar os desafios e as demandas profissionais, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável da sociedade.


Diferenciais da UniFECAF


Nota máxima no MEC

Nos orgulhamos em dizer que somos nota máxima no MEC, o que reflete o nosso compromisso com a qualidade de ensino oferecido. 


Departamento de empregabilidade

A UniFECAF possui um setor dedicado a instruir o aluno, desde a elaboração de currículo, criação de perfil no Linkedin até indicação para vagas de estágio. Também direcionamos nossos alunos em relação a entrevistas e provas em processos seletivos. 


Inscreva-se agora e embarque no caminho para o sucesso acadêmico e profissional que você merece! Atualmente temos mais de 4.500 alunos empregados com intermédio deste departamento. 


Intercâmbio 

Acreditamos no conhecimento integrado, por isso temos programas de Intercâmbio Digital com certificações de instituições de ensino internacionais e possibilitamos que você faça algumas disciplinas em uma universidade estrangeira, de forma remota, o que te garante um para impulsionar seu currículo e Linkedin. 


Grades curriculares alinhadas ao mercado de trabalho

A UniFECAF reconhece que instituições de ensino tradicionais não atualizam suas disciplinas e não oferecem o conhecimento necessário para ser aplicado na carreira futura do aluno. 


Por isso, realizamos pesquisas com empresas de cada área em cada setor para saber o que elas buscam no profissional. Através dos resultados dessas pesquisas, aplicamos no aprendizado do aluno disciplinas que mais se aproximam com o que grandes empresas estão precisando.


É importante ressaltar que os diferenciais oferecidos pela UniFECAF são igualmente aplicáveis tanto para os cursos na modalidade EAD quanto presencial. Nossa instituição se destaca por proporcionar uma experiência de ensino de alta qualidade, independentemente da escolha do formato de estudo. 


Infraestrutura da UniFECAF


Infraestrutura da UniFECAF.

Nos orgulhamos em dizer que agora a UniFECAF possui um campus conceito inovador, onde os alunos podem usufruir de diversos ambientes interativos.


Esses espaços não apenas servem como locais de aprendizado, mas também como centros de convivência e colaboração, onde os alunos podem interagir, debater ideias e desenvolver projetos de forma divertida, colaborativa e criativa, enriquecendo ainda mais sua experiência universitária.


Infraestrutura da UniFECAF.

Na nossa sede principal também temos diversos espaços interativos pensados para que você tenha uma aprendizagem disruptiva além da sala de aula.


Espaço Edutainment da UniFECAF.

Estes locais foram cuidadosamente projetados com o objetivo de oferecer uma experiência educacional inovadora e envolvente, aliando o aprendizado à diversão, conceito conhecido como "Edutainment". 


Ao integrar elementos de entretenimento e tecnologia ao ambiente universitário, criamos um ambiente dinâmico e inspirador que vai além do método tradicional, estimulando o pensamento crítico e facilitando a absorção do conteúdo. 


Espaço Edutainment da UniFECAF.

Essa iniciativa visa promover a integração, a criatividade e o bem-estar dos estudantes, contribuindo para uma formação acadêmica mais completa e enriquecedora.


Modalidades da faculdade de Gestão Financeira


A formação em Gestão Financeira na UniFECAF oferece a flexibilidade de ser cursada tanto no formato presencial quanto no EAD. Independentemente da modalidade escolhida, a grade curricular é estrategicamente desenhada, incluindo disciplinas que se adaptam perfeitamente ao formato digital, garantindo que o aprendizado seja tão compreensível quanto no ensino presencial.


O nosso compromisso é assegurar que a qualidade da educação seja mantida em ambas as modalidades, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora, alinhando suas necessidades e preferências.


Em determinados polos, mesmo se você optou pela modalidade EAD, há a oportunidade de participar de aulas práticas. Aproveite esses momentos para esclarecer suas dúvidas e aplicar na prática os conceitos aprendidos na teoria.


Qual a diferença entre EAD e Presencial na UniFECAF?


A principal diferença do Ensino a Distância (EAD) é a comodidade de estudar de qualquer lugar e no momento mais conveniente para sua rotina, e este é, sem dúvida, seu diferencial mais significativo.


Na UniFECAF, priorizamos por transmitir os conteúdos de forma clara e acessível, garantindo que todas as informações necessárias sejam apresentadas para otimizar seu aprendizado. 


Adaptamos nossa metodologia de ensino para atender às demandas específicas dos alunos de ensino a distância, assegurando uma experiência educacional mais completa.


Ressaltamos que o Diploma de conclusão do curso é o mesmo tanto para quem faz o curso presencial quanto o Ensino a Distância, não havendo diferenciação do peso para o mercado de trabalho. 


Mantemos todos os estudantes atualizados sobre eventos, tanto online quanto presenciais, proporcionando oportunidades de participação aos alunos de EAD.  


Contamos com uma rede de Polos (unidades) distribuídos por vários estados do Brasil, permitindo que você realize seus estudos na modalidade EAD  com todo suporte que precisa perto de você. Explore nossa lista de Polos e escolha aquele mais próximo de sua localidade para iniciar sua inscrição.


A UniFECAF oferece uma plataforma interativa e dinâmica, fornecendo um suporte excepcional aos alunos por meio do WhatsApp. Estamos dedicados a estar sempre disponíveis para esclarecer todas as dúvidas dos estudantes, garantindo que recebam assistência pronta e eficaz ao longo de sua jornada acadêmica.


Possuímos a melhor avaliação pelo Reclame Aqui entre todas as instituições de ensino do Brasil, o que demonstra o reconhecimento depositado em nossa instituição pela comunidade acadêmica. 


Para quem é indicado o curso de Gestão Financeira da UniFECAF?

Para quem é indicado o curso de Gestão Financeira da UniFECAF.

O curso de Gestão Financeira é indicado para indivíduos que têm interesse em explorar o mundo dos negócios e das finanças, buscando compreender e gerenciar de forma eficaz os recursos financeiros de organizações. 


Este curso é ideal para aqueles que têm afinidade com números, análise de dados e tomada de decisões estratégicas. Além disso, é indicado para pessoas que possuem habilidades de comunicação eficaz e capacidade de trabalhar em equipe, uma vez que muitas atividades financeiras envolvem colaboração com outros departamentos e partes interessadas. 


Profissionais que desejam uma carreira dinâmica, desafiadora e recompensadora no campo financeiro, com oportunidades de progressão e impacto nas operações empresariais, encontram no curso de Gestão Financeira uma excelente opção para desenvolver suas competências e alcançar seus objetivos profissionais.


Através do networking, os estudantes têm a oportunidade de construir relacionamentos profissionais valiosos que podem beneficiar sua carreira no futuro. 


Duração do curso de Gestão Financeira


O Ministério da Educação (MEC) determina uma duração mínima de horas que os cursos superiores precisam cumprir, no caso da Gestão Financeira é preciso cumprir 3 mil horas de aprendizado. 


Por conta dessa determinação, o curso de Gestão Financeira tem duração de 2 anos, divididos em 4 semestres, que mantém equilíbrio entre teoria e preparação prática.


As razões para isso podem incluir:


Foco Específico

Por ser um curso mais específico e direcionado para áreas específicas das finanças, como contabilidade, análise financeira e gestão de investimentos, é possível abordar o conteúdo de forma mais concentrada em um período de tempo mais curto.


Pré-requisitos Educacionais

Muitas vezes, os estudantes que optam por um curso de 2 anos em Gestão Financeira já possuem algum nível de formação educacional anterior, como um diploma técnico ou uma graduação em outra área relacionada aos negócios, o que permite uma abordagem mais direta e eficiente do conteúdo.


Praticidade e Agilidade

Um curso de 2 anos permite que os estudantes ingressem mais rapidamente no mercado de trabalho e comecem a aplicar os conhecimentos adquiridos em ambientes profissionais. Isso pode ser particularmente atraente para aqueles que desejam ingressar rapidamente na área financeira e adquirir experiência prática.


Adaptação às Demandas do Mercado

Com a rápida evolução do cenário financeiro e empresarial, cursos mais curtos podem ser mais ágeis na adaptação às mudanças e atualizações necessárias para refletir as demandas atuais do mercado de trabalho, garantindo que os graduados estejam bem preparados para os desafios da indústria.


Essa duração de dois anos oferece uma abordagem focada e eficiente para preparar os estudantes para uma carreira dinâmica e desafiadora no campo das finanças.


Ao concentrar-se nos aspectos essenciais da gestão financeira e eliminar o excesso de conteúdo menos relevante, os programas de 2 anos oferecem uma jornada educacional prática e ágil.


Valor do curso de Gestão Financeira


Em universidades públicas, os cursos geralmente são gratuitos, mas há despesas indiretas, como material didático e transporte. Em universidades privadas, os custos podem variar de R$500 a R$5.000 por mês, dependendo da instituição e da região do país.


Na UniFECAF oferecemos diversas opções facilitadoras para você dar o primeiro passo para o futuro acadêmico e profissional: 


  • Utilizando sua nota do ENEM, você tem a chance de obter uma bolsa de estudos ou descontos em sua mensalidade. Fazendo a inscrição via PROUNI, você consegue uma bolsa integral ou parcial, dependendo da sua pontuação e da disponibilidade de vagas para o curso desejado.


  • Caso não consiga garantir sua vaga pelo Prouni, não se preocupe! Aqui na nossa instituição, temos uma bolsa institucional incrível que oferece descontos de 45% a 55%, tornando a educação superior ainda mais acessível para você. Basta fazer nosso vestibular 100% online e garantir seu futuro. 

Qual o salário do profissional da Gestão Financeira?


Qual o salário do profissional da Gestão Financeira.

O salário varia de acordo com a área de atuação, é importante lembrar que além das disciplinas do curso você pode fazer cursos de aperfeiçoamento por fora, quanto mais qualificação maior o salário. 


Os profissionais da Gestão Financeira podem ter ganhos iniciais de R$3.900,00 podendo chegar até R$10.000,00. 


Quais são as áreas da Gestão Financeira mais bem remuneradas?


Algumas áreas da Gestão Financeira tendem a ser mais bem remuneradas devido à demanda por certas habilidades e à natureza complexa do trabalho. 



Aqui estão algumas áreas que geralmente oferecem salários mais altos:


Investimento bancário

É uma das áreas mais bem remuneradas da gestão financeira, com profissionais envolvidos em atividades como fusões e aquisições, subscrição de títulos, consultoria financeira e gestão de ativos.

No Brasil, profissionais de investment banking podem receber salários-base significativos, variando de R$10.000 a R$30.000 por mês. 


Gestão de Fundos

A gestão de fundos de hedge e private equity é outra área altamente lucrativa da gestão financeira, envolvendo a administração de grandes quantias de dinheiro de investidores institucionais e individuais.


No Brasil, gestores de fundos podem ganhar compensações substanciais, com salários e bônus que podem variar de R$15.000 a R$50.000 por mês. 


Gestão de Riscos Financeiros (Risk Management)


A gestão de riscos financeiros é uma área crítica para organizações que buscam proteger seus ativos e otimizar suas operações financeiras.


No Brasil, profissionais de gestão de riscos financeiros podem receber salários competitivos, com faixas que variam de R$8.000 a R$20.000 por mês, dependendo da experiência e especialização, especialmente em setores altamente regulamentados, como instituições financeiras e seguradoras.


Como conferir se o curso de Gestão Financeira da  UniFECAF é autorizado pelo MEC


Para garantir a autenticidade e qualidade do curso, é altamente recomendável verificar se o mesmo está devidamente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). 


Para simplificar esse processo, convido você a acessar aqui, onde poderá realizar essa consulta de forma conveniente e esclarecedora. Certificar-se da autorização do MEC é crucial para assegurar uma educação de excelência e reconhecimento acadêmico. 


Estude Gestão Financeira na UniFECAF


Estude Gestão Financeira na UniFECAF.

Sente que tem uma afinidade especial com números e sonha em transformá-los em uma carreira de sucesso? 


A UniFECAF é o seu lugar. Nosso curso de Gestão Financeira é mais do que aulas, é uma jornada em direção ao seu futuro. Aprenda com especialistas apaixonados, explore casos reais e conecte-se com uma comunidade que compartilha dos seus interesses. 


Nossa abordagem prática prepara você para liderar o mercado financeiro com confiança e competência. 


Inscreva-se hoje e comece a construir o futuro financeiro que você sempre quis. Seja mais do que um gestor financeiro; seja um inovador com a UniFECAF.


Seu sonho, nossa meta! 💙


Siga a UniFECAF nas redes sociais:








121 visualizações0 comentário
bottom of page