top of page

UniFECAF realiza mais uma edição da Semana da Gestão

Por Giovana de Oliveira e Kailane Machado

Entre os dias 10 e 12 de abril, os alunos dos cursos de Gestão e Ciências Contábeis da UniFECAF participaram da Semana da Gestão, um evento acadêmico que tem por objetivo o crescimento profissional e pessoal dos nossos alunos, onde o foco se volta ao desenvolvimento de habilidades de soft skills e hard skills. Lembrando que a coordenadora Esther Cosso em parceria com a professora Agda Regina Carneiro foram as responsáveis pela organização e convite dos palestrantes.

Dando início à programação, a palestrante, professora e atualmente, consultora organizacional com atuação em estruturação de processos e treinamentos corporativos, Juliana Assaoka, abordou o tema “Inteligência emocional aplicada à liderança em um mundo imprevisível”. A orientadora enfatizou o quanto é importante a prática do autoconhecimento, controle das emoções, empatia, compreensão do outro, resiliência e comunicação.

Dando continuidade às atividades, no dia seguinte (11/04), o palestrante, professor, colunista e autor, Eduardo Maróstica, apresentou o tema “GAZ – Gestão, Atitude e Zelo”, onde se aprofundou nos seguintes assuntos: pilares de liderança, os 3 P’s (Pessoas, Processos e Produtos), tipos de liderança e a importância dos colaboradores terem paixão por aquilo que fazem dentro de uma empresa. Para demonstrar isso, ele mencionou grandes líderes do mercado como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey, Larry Page, Jeff Bezos e as peculiaridades de cada um.

O último dia de evento iniciou com uma palestra ministrada pela Doutora e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP com experiência de mais de 22 anos com foco em gestão empresarial na condição de processos de estruturação e reestruturação corporativa, Sandra Mara Tenchena, que apresentou o tema “Técnicas para falar em público”. Esse assunto teve como foco principal a comunicação, o medo, seus sintomas e como ele age no cérebro do indivíduo gerando um comportamento de fuga ou luta. Além da importância do cuidado com as crenças internas, comparações, julgamentos de terceiros, autojulgamento, moralizadores e como isso pode trazer consequências na hora de expressar os sentimentos e as ideias.

Durante a palestra foi feita uma experiência para mostrar que nosso cérebro não sabe diferenciar o que é real e fantasioso. O exercício consiste em fechar os olhos, se imaginar na cozinha de sua casa espremendo um limão para, em seguida, beber o seu suco. Pelas expressões dos participantes notou-se que eles puderam sentir por um breve momento o azedo do limão, assim, comprovando que as mentes não conseguem distinguir a realidade do imaginário.

Para finalizar a Semana da Gestão, o palestrante, economista, consultor, professor universitário e comentarista convidado em importantes emissoras de rádio e TV, Alex Agostini, ministrou o tema “O que esperar do cenário econômico em 2023?” para os alunos do período noturno. Ao destrinchar o assunto, o locutor informou as mudanças econômicas do Brasil no decorrer das décadas e demonstrou como a inflação afeta os consumidores finais do produto e compradores iniciais, que podem ser tanto as empresas quanto os fornecedores que vendem os itens no mercado.

Sendo assim, nós da UniFECAF ficamos muito felizes com os temas apresentados, pois entendemos a relevância de cada um deles para os dias atuais, onde as pessoas e empresas têm uma visibilidade cada vez maior. Estamos orgulhosos de nossos alunos que encheram o auditório durante a semana e foram bem participativos com comentários e perguntas pertinentes.

Veja as fotos da Semana da Gestão:

Inteligência Emocional (10/04/2023):

Gaz – Gestão, Atitude e Zelo (11/04/2023):

Técnicas para Falar em Público (12/04/2023):

O que Esperar do Cenário Econômico em 2023? (12/04/2023):

UniFECAF: Seu Sonho! Nossa Meta! 💙

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page