top of page

Você sabe o que é a CPA?


CPA

É quase todo o fim de semestre a mesma história... Os alunos recebem notificações que precisam responder a CPA. Mas exatamente o que é a CPA? Muitos alunos ficam perdidos e acabam não respondendo e principalmente não conseguem entender a importância da CPA. Neste texto, você vai entender por que todo o aluno precisa responder a CPA.


Explicando o que é a CPA...


A sigla CPA significa: Comissão Própria de Avaliação e é um setor que todos as instituições de ensino superior (faculdade, centro universitário e universidade) possuem uma comissão de avaliação. Essa comissão é formada por professores, alunos, tecnico-administrativos e representantes da sociedade civil organizada.


Segundo a Lei Federal nº 10.861/04, todos as instituições de ensino superior precisam ter uma comissão avaliadora. Um dos principais critérios para renovação, autorização e reconhecimento de um curso de graduação ou pós-graduação pelo Ministério da Educação (MEC).


Em outras palavras, a CPA é quando o aluno pode avaliar a instituição de ensino superior. E agora vamos explicar detalhadamente como é feita essa avaliação que os alunos fazem.


Como é feita a avaliação da CPA


É muito comum que no final do semestre, os alunos receberam da instiuição de ensino superior a CPA para responderam. A avaliação é dividida em 5 eixos, onde os alunos respondem perguntas qualitativas e quantitativas sobre determinados temas.


Os 5 eixos a serem avaliados são:

  • Planejamento e Avaliação Institucional

  • Desenvolvimento Institucional

  • Políticas Acadêmicas

  • Políticas de Gestão

  • Infraestrutura

Mas por que eu devo responder a CPA?


Essa deve ser a sua pergunta. E agora vou te explicar por que todo aluno deve querer responder e não fazer por qualquer tipo de obrigação. Esse é o momento em que o aluno vai ter voz, e pedir mudanças, mostrar o que está gostando ou não da instituição onde estuda.


Esse é o momento em que o aluno tem a certeza que a sua opinião tem importância. Existem muitas mudanças que acontecem graças a CPA. A direção da instituição conseguem promover mudanças com esses insumos, os professores possuem feedback (respostas) se as suas aulas estão sendo produtivas aos alunos ou não. Ou seja, esse é o momento em que o aluno tem a voz!


Na UniFECAF algumas melhorias foram feitas graças indicios apontados na CPA:


  • Cobertura de Wi-Fi

  • Cantina no segundo andar (prédio principal)

  • Máquina de snacks no G5

  • Elevador no prédio principal (com previsão para em 2024)

  • Melhoria de segurança nas catracas

Por isso, nós indicamos que todos os alunos fiquem de olho no mês de novembro e repondam a CPA da UniFECAF. Esse é o momento em que o aluno vai poder dizer o que ele está achando de sua experiência universitária.


UniFECAF: Seu Sonho, Nossa Meta! Página Inicial Siga a FECAF no Linkedin



834 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page